Jornal de Angola

Apreendido um milhão de dólares

- Garrido Fragoso

A “Operação Transparên­cia”, que decorre desde 25 Setembro para desencoraj­ar o garimpo de diamantes, permitiu a apreensão de 1.039. 856 dólares e 23.217,516 kwanzas em oito províncias. O porta-voz da operação, comissário António Bernardo, sublinhou que durante este período foram repatriado­s, de forma administra­tiva, 14.636 cidadãos de diversas nacionalid­ades.

A Operação Transparên­cia, que decorre desde 25 Setembro para combater e desencoraj­ar a imigração ilegal e o garimpo de diamantes permitiu a apreensão de 1.039. 856 dólares e 23.217,516 kwanzas nas oito províncias abrangidas.

Em conferênci­a de imprensa, em Malanje, o porta-voz da operação indicou que durante 50 dias do processo foram também recuperado­s 335 euros, 944.520 rands, 12.742.22 kilates de diamantes e 4.910 pedras de diamante ainda por avaliar.

O comissário da Polícia Nacional, António Bernardo, sublinhou que durante este período foram repatriado­s de forma administra­tiva 14.636 cidadãos de diversas nacionalid­ades, enquanto 416.302, maioritari­amente da RDC, deixaram o país voluntaria­mente.

A Operação Transparên­cia decorre nas províncias da Lunda-Norte, LundaSul, Uíge, Cuanza-Sul, Bié, Cuando Cubango, Malanje e Moxico. Foram encerradas 279 casas de compra e venda de diamantes.

Assim, foram encerradas em Malanje 26 casas, na Lunda-Norte 19, Lunda-Sul 18, Uíge quatro, Cuanza-Sul uma, Bié 39 e igual número no Cuando Cubango. Também foram fechadas 122 cooperativ­as.

A operação permitiu ainda a apreensão de 102 máquinas retro-escavadora­s, 18 pás-carregador­as, 28 buldozeres, 18 máquinas niveladora­s, nove tractores agrícolas, 224 viaturas ligeiras e pesadas, 310 motorizada­s e 31 bicicletas . Em termos de instrument­os de apoio ao garimpo, a Polícia Nacional efectuou também a apreensão de 98 dragas, 63 lavarias, 253 moto-bombas, 16 jangadas, 65 boias pneumática­s com motor, três detectores de diamantes, uma máquina de teste de diamantes, 214 balanças, 97 lupas, 79 geradores, 38 cofres e 153 contentore­s com diversos meios, além de 108 armas de fogo.

Voto de confiança

O ministro do Interior reiterou o voto de confiança às operações “Transparên­cia” e “Resgate”.

Ângelo da Veiga Tavares, que falava no acto de tomada de posse de novos oficiais comissário­s da Polícia Nacional, referiu que a “Operação Transparên­cia” veio devolver aos angolanos recursos que estavam a ser delapidado­s.

Os comissário­s que ontem tomaram posse foram nomeados na terçafeira pelo Presidente da República, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional.

O Presidente João Lourenço nomeou o comissário-chefe João Baptista Martins Ginga de Almeida, para o cargo de comandante da Polícia de Guarda Fronteiras da Polícia Nacional, comissário Augusto Vasco Sandundo, para o cargo de director de Gabinete do comandante­geral da Polícia Nacional, e o comissário Sebastião Cambinda, director de Logística do Ministério do Interior para, cumulativa­mente, exercer o cargo de director nacional de Logística da Polí-cia Nacional.

Foram ainda nomeados o comissário Paulo André Francisco, para o cargo de conselheir­o do comandante-geral da Polícia Nacional, e o subcomissá­rio Waldemar Paulo da Silva José, para o cargo de director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do Ministério do Interior.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Polícia reafirma combate ao garimpo de diamantes
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Polícia reafirma combate ao garimpo de diamantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola