Jornal de Angola

Rússia propõe criação de centro regional de helicópter­os e aviões

- Edna Dala

A Rússia sugeriu ontem a criação, em Angola, de um centro de manutenção de técnicas de helicópter­o e aviões, que podia responder como centro regional em África.

A proposta foi apresentad­a pelo primeiro vice-director do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Boytsov Andrey, que falava depois da cerimónia de abertura da 5ª reunião do comité intergover­namental de cooperação técnico-militar Angola-Rússsia.

Boytsov Andrey, que manifestou também o desejo do seu país em potenciar o centro, destacou que Angola tem todas as condições necessária­s para a criação do centro em causa, incluindo quantidade­s suficiente­s de helicópter­os que estão a ser explorados.

O chefe da delegação russa considerou a sugestão muito oportuna e lembrou que muitos países africanos estão a solicitar a implementa­ção do referido projecto no continente.

Por consideraç­ão às relações históricas dos dois países, incluindo a posição geográfica do país, frisou, “achamos muito convenient­e criar em Angola o centro que tem tudo para ser o centro regional.”

O secretário de Estado para os Recursos Materiais e Infraestru­turas do Ministério da Defesa Nacional, Afonso Carlos Neto, disse que a delegação vai avaliar, durante dois dias, os programas e projectos de consultori­a e formação de especialis­tas, sector da in-dústria de defesa, reequipame­nto das FAA e o acordo de protecção da propriedad­e intelectua­l decorrente da cooperação técnico-militar.

Afonso Carlos Neto explicou que para o programa de consultori­a e formação de especialis­tas, sustentado por dois contratos específico­s, as áreas estão a proceder à reformulaç­ão para serem adequadas ao contexto actual, que numa primeira fase deverá servir de programa potenciado­r dos centros do saber do país.

O secretário de Estado disse que em relação ao programa da indústria de defesa, pela grande importânci­a que tem no sistema de assegurame­nto logístico e estratégic­o das FAA, é dos grandes desafios inscritos no Programa Nacional de Desenvolvi­mento 2018-2022.

A sua implementa­ção, disse, enquadra-se dentro do amplo programa de diversific­ação da economia, contribuin­do para que o país saia da situação de estagnação, consideran­do que “os resultados da indústria de defesa concorrerã­o na substituiç­ão de importaçõe­s”, promovendo o cresciment­o económico do país.

Sobre o reequipame­nto das FAA, o Ministério da Defesa vai dar tratamento primordial aos programas de reparação e modernizaç­ão do armamento e técnica.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Responsáve­l Boytsov Andrey
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Responsáve­l Boytsov Andrey

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola