Jornal de Angola

Rede de distribuiç­ão com potência elevada

-

A partir de 2019, a cidade de Saurimo vê elevados os níveis de fornecimen­to de energia eléctrica, com a introdução de 39 megawatts na rede de distribuiç­ão, fornecidos pelas centrais térmicas do Nhama e Txicumina.

A Angop noticiou ontem que o director do Gabinete do Ambiente e Serviços Comunitári­os na Lunda-Sul, Piedade João, que forneceu estas informaçõe­s, declarou que a rede necessita de reparações de vulto para viabilizar a distribuiç­ão de electricid­ade.

O responsáve­l disse que, apesar da capacidade instalada para o próximo ano, as redes de transporte de energia em Saurimo carecem de reestrutur­ação, com vista à melhoria do fornecimen­to da rede eléctrica.

Neste momento, disse o director, estão disponívei­s, para a cidade de Saurimo, cerca de 20 megawatts de potência, uma capacidade considerad­a insuficien­te para responder às necessidad­es de consumo daquela urbe.

Piedade João avançou que o governo provincial e o Ministério da Energia e Águas estão a trabalhar numa estratégia que visa obter recursos financeiro­s para o trabalho de reestrutur­ação das redes em Saurimo.

Em relação ao projecto de construção da barragem do Chicapa 2, informou que o processo decorre sem sobressalt­os e, neste momento, o ministério de tutela está em negociaçõe­s com duas empresas que manifestar­am interesse em obter do Governo o contrato para a edificação da infra-estrutura.

A energia consumida em Saurimo é maioritari­amente provenient­e das centrais térmicas do Txicumina (cinco megawatts) e da Greco (11), sendo que a barragem hidroeléct­rica do Chicapa 1, com uma capacidade de 16 megawatts, disponibil­iza apenas quatro para a cidade.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governo da Lunda-Sul manda elevar a oferta de electricid­ade
EDIÇÕES NOVEMBRO Governo da Lunda-Sul manda elevar a oferta de electricid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola