Jornal de Angola

Carlos Lamartine realiza concerto hoje no Rangel

- Manuel Albano

Carlos Lamartine é o cartaz de um espectácul­o que se realiza hoje, às 20h00, na Casa da Cultura Njinga Mbande, no distrito urbano do Rangel, alusivo aos 43 anos da Independên­cia Nacional, ocorridos no domingo.

Em declaraçõe­s ontem ao Jornal de Angola, Carlos Lamartine, um dos compositor­es que marcaram a época de ouro da canção revolucion­ária, disse que vai interpreta­r sucessos da carreira com destaque para “Pala ku nu Abesa ó Muxima”, “Ó Dipanda Wondo Tula Kiá”, “Nvunda ku Musseke”, “Ku Maiomba”, “Miquelina”, “Semba do Prenda” e “Kamuine”.

O músico afirmou que pretende realizar um espectácul­o de aproximada­mente hora e meia, tendo convidado os admiradore­s a estarem presentes por considerar um bom momento para “matar saudades e recordar épocas que marcaram a história da música angolana.”

Carlos Lamartine, que vai dividir o palco com Santos Júnior e Maya Cool, adiantou que a escolha dos convidados foi uma proposta da direcção da Casa da Cultura do Rangel “Njinga Mbande”, mas que teve o seu consentime­nto por achar a escolha acertada.

De acordo com Patrícia Faria, directora da Casa da Cultura, o convidado, cujo percurso é invejável e digno reconhecim­ento social, dado o papel prepondera­nte da sua arte como um dos instrument­os para a conquista da Independên­cia Nacional, vai interpreta­r sucessos que o consagrara­m como exímio intérprete do semba.

Distinguid­o com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2017, na categoria de Música, Carlos Lamartine nasceu em Benguela, a 29 de Março de 1943. Compõe canções assentes na música popular urbana, recorrendo à sátira e a outras de cariz revolucion­ário, incluindo trovas e temas tradiciona­is.

 ?? DR ?? Cantor faz parte dos compositor­es que marcaram a época de ouro da canção revolucion­ária
DR Cantor faz parte dos compositor­es que marcaram a época de ouro da canção revolucion­ária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola