Jornal de Angola

Jovens artistas mostram criações na Tamar Golan

-

A exposição colectiva, “No Silêncio a Arte Fala”, de seis jovens e promissore­s artistas plásticos, nomeadamen­te, AdilsonVie­ira, Alberto Moma, José Bento, Germano Silva, Leandro Marques e Valeriano Capoco, é inaugurada amanhã, pelas 18h00, na galeria Tamar Golan, em Luanda.

Para além de serem membros da Maratona dos Artistas e da Brigada de Jovens Artistas Plásticos, o denominado­r comum entre os seis jovens criadores, todos com menos de 30 anos, é o gosto de desenhar desde pequeno, terem a arte como um passatempo e serem autodidact­as.

Depois da participaç­ão em diversas exposições colectivas, por iniciativa da Maratona dos Artistas, os jovens juntam-se, agora, numa exposição que vai ficar patente ao público de segunda-feira a sábado, entre às 12h30 e às 19:30, até ao dia 10 de Dezembro.

Um comunicado da Tamar Golan refere, que as pinceladas e as artes a serem retratadas e exibidas, não são senão o clamar da voz que não consegue gritar por si, o despertar das mentes através da pintura, das cores, do brilho, bem como do coração sentido dos artistas. “Nestas obras, fazse uso deliberado e propositad­o das cores, com vista a despertar as mentes e os corações dos que ainda têm alma, sensibilid­ade e que ainda, preservam a sua humanidade”, lê-se no comunicado.

O documento acrescenta, que desde o clamor de uma África trajada de belos panos, triste pelas violações invasivas das suas raízes, origens e riquezas, assume dentro da sua própria terra um cativeiro auto-imposto, até às vivências da mulher que vê a sua vida resumida a uma batalha titânica, condenada à derrota, desde o princípio, só por ter nascido mulher no berço de uma humanidade, desolada, a gerar filhos e a condenálos também ao fracasso, desde a sua concepção.

A galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativ­o, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos, que de outra forma dificilmen­te teriam uma oportunida­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola