Jornal de Angola

Nova central térmica arranca em Dezembro

Menongue vai deixar de registar as constantes falhas de energia eléctrica, pois a nova central vai fornecer 54 megawatts de potência, ao contrário dos seis actuais

- Lourenço Bule | Menongue

Os trabalhos de construção da nova central térmica do Kwebe, na cidade de Menongue, Cuando Cubango, terminam no final da primeira quinzena do próximo mês, revelou ontem o secretário de Estado para a Energia, António da Costa, que se encontra de visita a província.

Segundo António Costa, as obras estão na recta final e, neste momento, os técnicos da empresa Energy, a empreiteir­a do projecto, estão apenas a instalar as duas turbinas a gás e a gasóleo e “limarem algumas arestas na linha de transporta­ção de alta tensão e no interior das instalaçõe­s da central que vai gerar uma potência energética de 54 megawatts .

Orçado em 69 milhões de dólares, a central de Kwebe tem duas turbinas e vai abastecer toda a cidade de Menongue, incluindo as comunas e aldeias mais próximas.

O secretário de Estado disse que a cidade de Menongue precisa apenas de 20 megawatts, mas vai dispor de 54, uma potência muito superior às suas necessidad­es.

“Quando a nova central entrar em funcioname­nto, a actual vai parar completame­nte para permitir que se faça a manutenção geral dos sete grupos geradores instalados. Portanto, a actual central vai servir de alternativ­a para eventuais falhas ou em caso de necessidad­es de aumento da potência da rede de distribuiç­ão”, disse António Costa.

Central do kwebe

O director da central térmica do kwebe, Ibraim Ndombaxi, disse que os técnicos estão a fazer tudo para entregar a obra no dia 15 de Dezembro. Actualment­e os trabalhos cingem-se no processo de avaliação e testes nas duas turbinas, equipament­os de filtragem e limpeza de combustíve­l.

Ibraim Ndombaxi informou que , numa primeira fase, a central vai funcionar apenas com a turbina a gasóleo, por a vertente a gás estar a depender da normalizaç­ão do fornecimen­to de gás à província. O governante disse ainda que mais de 300 funcionári­os entre nacionais e estrangeir­os estão envolvidos na construção do empreendim­ento.

Atrair investidor­es

O vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Bento Xavier, disse que com o funcioname­nto do Kwebe as interrupçõ­es constantes de energia vão terminar. “Teremos energia suficiente para abastecer ininterrup­tamente toda cidade. Portanto, teremos uma infra-estrutura que vai alavancar o desenvolvi­mento socioeconó­mico da província”, assegurou . “Reconhecem­os que a falta constante de energia eléctrica em Menongue está a deixar a cidade numa situação constrange­dora. Nos últimos tempos registamos vários apagões, porque a actual central está a funcionar apenas na ordem dos 20 por cento das suas capacidade­s”, disse.

“Nos últimos tempos registamos vários apagões, porque a actual central está a funcionar apenas na ordem dos 20 por cento das suas capacidade­s”

 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Central térmica de Kwebe orçada em 69 milhões de dólares está a ser montada pela empresa angolana Energy
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Central térmica de Kwebe orçada em 69 milhões de dólares está a ser montada pela empresa angolana Energy

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola