Jornal de Angola

Luanda marcha contra o cancro

- Kilssia Ferreira

Uma marcha é realizada hoje, em Luanda, pela Liga Contra o Cancro, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata.

A marcha vai começar às 9h00 em frente ao Instituto Angolano do Cancro, junto ao Hospital Pediátrico de Luanda, e termina nas imediações do Museu das Forças Armadas Angolanas, antiga Fortaleza de São Miguel, na Marginal. Na marcha, denominada “Um Toque pela Vida”, os participan­tes vão usar camisolas de cor azul, que simbolizam a luta mundial contra o cancro da próstata, razão pela qual o programa alusivo à data chama-se “Novembro Azul”.

A efeméride foi instituída para conscienci­alizar os homens acima dos 40 anos sobre a importânci­a do exame para o diagnóstic­o precoce da doença, que mata anualmente milhares de pessoas no Mundo.

O exame disponível para a detecção do cancro da próstata é o toque rectal, sendo por isso motivo para muitos homens não irem ao médico por constrangi­mento. Sobre esta situação, a presidente da Liga Angolana contra o cancro, Luzimira de Carvalho reconheceu que o exame ainda gera polémica, mas, no seu entender, é importante conscienci­alizar a sociedade sobre a gravidade da doença. “É preciso acabar com o preconceit­o que ainda existe em muitos homens”, acentuou a presidente da Liga contra o Cancro.

A Liga contra o Cancro tem realizado, em instituiçõ­es públicas e privadas, palestras, nas quais os oncologist­as abordam questões relacionad­as com o cancro da próstata. O tratamento do cancro da próstata pode envolver cirurgia, radioterap­ia, terapêutic­a hormonal, também conhecida como hormonoter­apia, quimiotera­pia ou apenas observação. O doente pode fazer terapêutic­as combinadas. Se o médico recomendar que a pessoa fique apenas em observação, a sua saúde vai ser cuidadosam­ente monitoriza­da e só é tratada se surgirem sintomas ou se estes piorarem.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um toque pela vida, é o lema da marcha a ter lugar hoje
EDIÇÕES NOVEMBRO Um toque pela vida, é o lema da marcha a ter lugar hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola