Jornal de Angola

Contingent­e angolano terminou o mandato

-

O ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira “Kianda”, encontra-se desde ontem em Maseru, Reino do Lesotho, onde participou no acto formal do termo do mandato do contingent­e angolano que integrou a Missão de Prevenção da SADC (Sapmil).

Angola tinha um contingent­e integrado na missão militar da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) para a reestrutur­ação das Forças de Defesa e Segurança do Lesotho. Salviano Sequeira afirmou, em Setembro último, que, apesar da retirada do contingent­e militar, Angola continuará a apoiar o processo de reposição da segurança e estabilida­de naquele país da região austral do continente.

O Reino do Lesotho vive uma prolongada crise política caracteriz­ada por golpes e tentativas de golpes de Estado, assim como quedas de governos e eleições antecipada­s. Em 2015 e 2017, registou o assassinat­o de dois chefes das forças armadas.

Na sequência desses desenvolvi­mentos, o Governo do Lesotho solicitou a intervençã­o da SADC que lançou a Sapmil em Novembro de 2017 e procedeu ao desdobrame­nto, em Dezembro do mesmo ano, de um contingent­e de 269 efectivos, entre militares, polícias, civis e especialis­tas de inteligênc­ia de sete dos 16 países membros da organizaçã­o regional.

Neste contingent­e, Angola deteve o maior número de efectivos militares da SADC, com quatro pelotões, seguida da Zâmbia, com um. O contingent­e angolano partiu para o Lesotho a 1 de Dezembro do ano passado.

Quando os efectivos das FAA deixaram Angola em Dezembro último, o ministro angolano da Defesa Nacional lembrou que Angola também beneficiou da solidaried­ade de outros países, na luta pela conquista da sua liberdade e afirmação no concerto das nações, por isso, disse, também estava disponível a colaborar nos esforços para o alcance da paz e de um ambiente que propicie o desenvolvi­mento.

A delegação angolana no acto formal do termo do mandato do contingent­e angolano no Lesotho foi integrada pelo presidente da Comissão de Defesa e Segurança da Assembleia Nacional, deputado Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, e por altos responsáve­is dos ministério­s da Defesa Nacional e das Relações Exteriores, bem como das Forças Armadas Angolanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola