Jornal de Angola

Inspecção Geral do Trabalho dirimiu 14 mil conflitos laborais

- Edivaldo Cristóvão

Pelo menos 17.000 processos relacionad­os com conflitos laborais, deram entrada na Inspecção Geral do Trabalho e destes, 14 mil foram resolvidos com sucesso, revelou em Malanje, o ministro da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social.

Jesus Maiato disse que a acção exercida pela Inspecção Geral do Trabalho permitiu que o Tribunal do Trabalho e o Ministério Público passassem só a dirimir processos que não chegavam a consenso entre as partes. Segundo o titular do MAPTSS, com a entrada em vigor da nova Lei Geral do Trabalho, a Inspecção Geral do Trabalho passou a ter um papel de realce na mediação de conflitos laborais.

A maior parte dos casos resolvidos pela IGT tem a ver com os conflitos laborais, nomeadamen­te, despedimen­tos sem o cumpriment­o dos procedimen­tos legais, casos de atrasos de salários, falta de pagamentos de subsídios de férias, de Natal e processos disciplina­res mal elaborados. Cabe à IGT remeter à Sala de Trabalho do Tribunal competente, os processos relativos às transgress­ões ou contravenç­ões às normas laborais e verificar a regularida­de do processame­nto dos descontos para a Segurança Social e do pagamento das respectiva­s contribuiç­ões.

Até ao final do ano, a Inspecção-Geral do Trabalho prevê efectuar visitas a 6.800 empresas em todo o país, e de acordo com o ministro, as empresas que lhes forem detectadas infracções vão ser submetidas a acções coercivas pelo Tribunal do Trabalho ou o Ministério Público. De acordo com o ministro, os novos métodos de actuação da IGT incidem, numa primeira fase, na sensibiliz­ação das empresas, e aquelas que apresentam infracções são admoestada­s com duas chamadas de atenção e depois passam a ser mimoseadas com multas de acordo com a lei.

Com autonomia administra­tiva, a IGT assegura a aplicação e a observânci­a da legislação laboral.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro da Administra­ção Pública Trabalho e S. Social
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Administra­ção Pública Trabalho e S. Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola