Jornal de Angola

Sebastian Vettel pode ter colega “incómodo”

Charles Leclerc encontra motivação em Daniel Ricciardo para bater Sebastian Vettel no campeonato de 2019

- Altino Vieira Dias |

O campeonato de 2018 ainda não terminou, mas a preocupaçã­o de como será o de 2019 já mexe com o coração dos aficcionad­os nos bastidores.

Sebastian Vettel, a par de Lewis Hamilton e Fernando Alonso, está entre os pilotos mais bem sucedidos a nível de títulos, vitórias e salários da actual grelha de pilotos da Fórmula 1. Ele já conquistou quatro títulos mundiais de pilotos (2010, 2011, 2012 e 2013), quando pilotava pela Red Bull. No próximo ano, em 2019, poderá ser o piloto com mais vice-campeonato­s na grelha, já que foi segundo em 2009, 2017 e 2018 .

Com Alonso a retirar-se da Fórmula 1, Hamilton a renovar o contrato com a Mercedes e Ricciardo a sair da Red Bull para a Renault, muitos dos analistas acreditam que Vettel estará livre de um colega ao seu nível, já que Charles Leclerc será o seu próximo companheir­o e não tem a experiênci­a do seu anterior.

No entanto, Leclerc pode não ser a “pêra doce” que muitos julgam, dentre eles Jacques Villeneuve. Vettel pode reviver a mesma situação de 2014 na Red Bull, em que o recém-chegado à equipa, Daniel Ricciardo, não se sentiu intimidado e humilhou-o, somando três vitórias contra nenhuma do piloto alemão. Olha que Leclerc já deu provas de que não está na Fórmula 1 só para fazer número, mas para competir. Que o diga o seu colega na Sauber Ferrari, o sueco Marcus Ericsson.

Leclerc pode ter como referência­s pilotos como Hamilton em relação a Alonso, e Ricciardo em relação a Vettel. E, pelos vistos, Vettel já começa a parecer ter um discurso preocupant­e como: “ele é jovem, terá muita coisa em mente…Então, acho que, para a equipa, precisamos de trabalhar juntos na pista…Tenho certeza, que quer me bater…”

Já no início deste ano, nos testes da pré-época, Vettel estava com um discurso defensivo, tirando a pressão à Ferrari. “Penso que a Mercedes é a favorita, quando se está a começar”, afirmou o piloto alemão à 'Sky Sports'. Até parecia que já estava a prever o seu fracasso no campeonato deste ano; mas, assistimos uma Ferrari bem próxima da Mercedes e com Vettel com possibilid­ades de vencer o campeonato.

Vettel atribuiu a culpa da sua série de embaraçoso­s despistes à sua estranha perda de “down force”, verificada enquanto tentava ultrapassa­r os seus rivais. Ele ‘destruiu’ a sua hipótese de ter o título, este ano, com erros cometidos sob pressão, uma série de tentativas descuidada­s de ultrapassa­gem, que o levaram a despistes na Itália, Japão e nos Estados Unidos, que o fizeram cair na tabela e ficar a “milhas” de Hamilton.

Para os fãs da teoria da conspiraçã­o, Vettel não aprendeu com os erros do passado e, como se não bastasse, a Ferrari insistia em manter Raikkonen, outro piloto que parece “alérgico” a fazer Hamilton ver a traseira do seu carro. Para eles, se Vettel voltar a cometer os erros de 2017 e 2018 e Leclerc for com a missão bem estudada, poderemos dizer que Vettel irá reviver uma situação idêntica à de 2014, em que foi batido pelo seu colega menos experiente, e Hamilton, Bottas e Verstappen terão de se cuidar, pois estarão nas garras dele (Leclerc), já que poderá aparecer a um nível muito superior ao de Raikkonen.

“Ele é jovem, terá muita coisa em mente...Então, acho que, para a equipa, precisamos de trabalhar juntos na pista...Tenho a certeza, que me quer bater...”, diz Vettel sobre o novo companheir­o

 ?? DR ?? Piloto alemão pode reviver situação de 2014 quando foi batido pelo colega menos experiente
DR Piloto alemão pode reviver situação de 2014 quando foi batido pelo colega menos experiente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola