Jornal de Angola

Descoberta jazida de mármore em Cacolo

- João Salvo / Saurimo

A descoberta de uma jazida de mármore no município de Cacolo, Lunda-Sul, em pesquisas realizadas no quadro do Plano Nacional de Geologia (Planageo), abre perspectiv­as animadoras para a captação de investimen­tos destinados à exploração de rochas ornamentai­s, suporte com larga aplicação empregada no sector da construção.

Com um invejável potencial em rios que cruzam extensas áreas cultivávei­s da região, como serpentes gigantes e famintas, ao encalço das presas, os mais de 35 mil habitantes de Cacolo passam por dificuldad­es no que toca ao consumo de água potável, pois actualment­e servem-se de dois furos artesianos, abertos no bairro Satxicapo para terem este precioso líquido.

O administra­dor local, Daniel Esperança, disse ao Jornal de Angola que, enquanto aguardam pela construção de um siste de captação e tratamento de água, capaz de asse- gurar 5.000 ligações domiciliar­es, e pela instalação de chafarizes, decorrem obras destinadas à recuperaçã­o de chafarizes.

No domínio da energia, segundo o administra­dor, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que visitou recentemen­te a região, garantiu o envio de três grupos geradores, com capacidade para gerar 20 megawatts. A par destas perspectiv­as, afigura-se a reabilitaç­ão de estradas secundária­s e terciárias que fazem a ligação da sede municipal com o interior do município.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pesquisado­res acharam mármore na Lunda -Sul
EDIÇÕES NOVEMBRO Pesquisado­res acharam mármore na Lunda -Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola