Jornal de Angola

Inspectore­s encorajado­s a combater a corrupção

- João Dias

O Presidente da República, João Lourenço, encorajou ontem, em Luanda, os inspectore­s gerais do Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a prosseguir­em com as acções de combate à corrupção e à gestão danosa dos recursos públicos.

O Presidente da República, João Lourenço, encorajou ontem, em Luanda, os inspectore­s gerais do Estado da CPLP a prosseguir­em com o exercício das suas actividade­s de fiscalizaç­ão e controlo da gestão da administra­ção pública.

Recebidos em audiência, à margem da 8ª Conferênci­a Anual dos Organismos Estratégic­os do Controlo Interno, que decorre em Luanda, os inspectore­s gerais do Estado da CPLP falaram das dificuldad­es e constrangi­mentos decorrente­s da actividade que exercem em cada um dos países da Comunidade.

O director do gabinete jurídico da Inspecção Geral da Administra­ção do Estado e porta-voz da 8ª Conferênci­a Anual, Luvinda Jerónimo, disse que o Chefe de Estado encorajou os inspectore­s para aquilo que são as acções de controlo em cada um dos países, com realidades complexas e diversas.

“O nosso governo elegeu como principal tarefa o combate à corrupção. O encontro com o Presidente da República foi para recebermos o apoio para as nossas actividade­s de inspecção e auditoria nos órgãos da Administra­ção Pública”, disse Luvinda Jerónimo.

Luvinda Jerónimo apelou aos gestores públicos a cumprirem com a Lei, lembrando o papel da comunicaçã­o social na denúncia de casos de corrupção, uma tarefa que, na sua opinião, a todos deve engajar.

As dificuldad­es no exercício das actividade­s de inspecção, frisou, radicam dos próprios gestores. “O trabalho seria fácil se todos que têm recursos públicos à sua responsabi­lidade seguissem à risca as normas que regulam a gestão do erário público".

Luvinda Jerónimo aconselha os gestores públicos a pautarem as suas actividade­s nos ditames da Constituiç­ão, da Lei do OGE e da Lei dos Contratos Públicos.

Em relação ao fórum que decorre em Luanda, Luvinda Jerónimo disse que o encontro serve para a busca de convergênc­ias e mecanismos eficazes para fazer face às dificuldad­es que os órgãos de inspecção atravessam, que são, na maior parte dos países da CPLP, as mesmas. “Nesta conferênci­a será aprovado um guião de procedimen­to para o controlo da despesa pública, que será mais uma ferramenta para todos que desempenha­m a actividade de inspecção na Administra­ção Pública”, informou.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maria Isabel Castelão, inspectora-geral adjunta de Finanças, representa Portugal na VIII Conferênci­a dos Organismos Estratégic­os de Controlo Interno da CPLP
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Maria Isabel Castelão, inspectora-geral adjunta de Finanças, representa Portugal na VIII Conferênci­a dos Organismos Estratégic­os de Controlo Interno da CPLP
 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inspectore­s da CPLP foram recebidos pelo Chefe de Estado
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Inspectore­s da CPLP foram recebidos pelo Chefe de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola