Jornal de Angola

Arte em pintura e escultura exposta na galeria da Unap

As recentes criações de Matondo Alberto e Masongi Afonso podem ser apreciadas numa exposição patente na UNAP

- Amilda Tibéria

“Arte em pintura e Escultura” é o título da exposição colectiva, dos artistas plásticos Matondo Alberto e Masongi Afonso “Afó”, patente até ao dia 13 de Dezembro, no salão da União Nacional dos Artistas Plásticos ( UNAP).

A exposição tem um conjunto de 12 obras, com duas propostas estéticas e plásticas distintas, mas com o mesmo objectivo. As incidência­s convergem na afirmação constante do processo de luta da identidade cultural do homem africano.

Os artistas, afirmaram, mergulhara­m fundo nas raízes das suas criativida­des pictórica e escultóric­a, no humus cultural africano, inspirados na matriz da cultura angolana, fazendo apelo “à uma tripla utensilage­m pragmática, e ainda, intuitivam­ente ou teoricamen­te municiados das formas de conteúdos.”

Matondo e Masongi explicaram que os seus trabalhos artísticos dão o testemunho por via das suas produções, para audiência atenta e judiciosa do exigente público que ocorre a presente mostra, uma antecâmara de uma grande exposição a ser exibida brevemente além fronteiras, levando o nome dos angolanos.

Os protagonis­tas da presente exposição fazem “apelo aos pincéis e as goivas em todo horizonte, na captação da crise que abala a realidade social.”

Matondo Alberto nascido a 30 de Dezembro, em Maquela do Zombo, província do Uíge, é diplomado em pintura pela Academia de Artes de Kinshasa e membro efectivo da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

A apresentaç­ão poética das obras de arte de Matondo Alberto liga-se aos aspectos do quotidiano, “desde o modo vivente das comunidade­s aos seus hábitos e costumes.”

Tem no currículo várias exposições individuai­s e participaç­ão em colectivas. Esteve presente em diversas colecções institucio­nais e particular­es.

Masongi Afonso “Afó” nasceu a 16 de Julho, em Maquela do Zombo, província do Uíge. Fez os estudos de artes plásticas de escultura na Academia de Belas Artes de Kinshasa, actual Instituto Superior Técnico de Arte. É graduado em Escultura. Participou em actividade­s científica­s e pedagógica­s. Tem experiênci­a profission­al em ateliers de escultura. Exerce a docência no segundo ciclo do ensino secundário de artes visuais plásticas na Direcção Nacional de Formação Artística.

 ?? CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais recebe explicaçõe­s sobre as obras
CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais recebe explicaçõe­s sobre as obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola