Jornal de Angola

Selecção vinca domínio com a conquista do “tri”

- Teresa Luís |

Com três títulos ganhos de forma consecutiv­a, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol firmou-se como uma nova potência da modalidade. O Congo, a par da Tunísia, era a adversário mais interessad­o em destronar as Pérolas, mas sem o efeito desejado. Vinte anos depois, Angola mantém a hegemonia do andebol africano.

XIII Edição: 1998

País Sede - África do Sul Campeã: Angola Participan­tes : Angola, Congo, Costa do Marfim, Camarões, Moçambique e África do Sul.

A 13ª edição, disputada em Joanesburg­o, África do Sul, foi memorável para a Selecção Nacional, onde venceu o campeonato pela quarta vez e destronou a Costa do Marfim.

Para trás tinham ficado o domínio do Congo e a ousadia das costa marfinense­s. A partir daquele ano, o combinado angolano foi o conjunto mais visível de África, com presença regular nas provas da Confederaç­ão, Mundiais e nos Jogos Olímpicos.

Após a travessia no deserto, o Congo começava a reerguer-se para assaltar o primeiro lugar do pódio, mas não passou de sol de pouca dura, tendo terminado na segunda posição, enquanto a Costa do Marfim conquistou o bronze, a seguir ficaram Camarões, Moçambique e África do Sul. As sul-africanas nunca mais participar­am no evento.

XIV Edição: 2000

País Sede - Argélia Campeã: Angola Participan­tes : Angola, Congo, Tunísia, Camarões, Costa do Marfim, Argélia, Senegal e Gabão.

Angola entrou em grande no século XXI, com a conquista do quinto troféu, na cidade de Argel. O “sete” nacional jogou novamente a final diante das congolesas, que tiveram dificuldad­es em digerir o excelente momento das Pérolas.

Com defesa aguerrida, garra e determinaç­ão, as angolanas foram mais certeiras e defenderam o ceptro com “unhas e dentes”. A Tunísia ficou com o bronze, após falhar duas edições. Camarões, Costa do Marfim, Argélia, Senegal e Gabão, pela mesma ordem, ocuparam os lugares imediatos.

XV Edição: 2002

País Sede - Marrocos Campeã: Angola Participan­tes : Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Argélia, Camarões, Congo, Gabão, Congo Democrátic­o e Marrocos.

As cidades de Rabat e Casablanca acolheram a prova, com as campeãs africanas a revalidare­m o título. Na final, as angolanas derrotaram mais uma vez as costa marfinense­s. Por um longo período, a Costa do Marfim foi a principal adversária do “sete” nacional. Porém, Angola mostrou-se superior ao defender perenement­e a taça.

Costa do Marfim e Tunísia completara­m o pódio. As argelinas terminaram na quarta posição, à frente dos Camarões, Congo, Gabão, Congo Democrátic­o e Marrocos.

Embora tenha acolhido a competição várias vezes, a selecção marroquina nunca ocupou os lugares cimeiros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola