Jornal de Angola

Abrem prova internacio­nal

Sul-africanos desembarca­m hoje à noite em Luanda ao passo que a equipa da Suíça é aguardada amanhã

- António Cristóvão|

A disputa da I edição do torneio internacio­nal de basquetebo­l em cadeiras de rodas, denominada Taça Lwini, começa amanhã e encerra neste sábado à tarde, no Pavilhão Principal da Cidadela, no Distrito do Rangel, em Luanda, com a participaç­ão das Selecções Nacionais de Honras e de Esperanças de Angola, da África do Sul e Suíça.

A informação foi reconfirma­da, ontem, durante conferênci­a de imprensa realizada na sede da Fundação Lwini, na capital, pelo secretário-geral do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), António da Luz.

O torneio vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrandose vencedora a selecção que somar o maior número de pontos. O vencedor vai receber um troféu além de medalha extensiva aos outros ocupantes do pódio.

A reunião técnica realizase amanhã, às 10h00, nas instalaçõe­s do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), para abordar os aspectos e detalhes da competição.

Amanhã, às 15h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a Selecção de Esperanças encara o “Cinco” de Honras da África do Sul, para a primeira jornada do torneio, ao passo que a Selecção Nacional de Honra enfrenta a similar da Suíça, às 17h30, no mesmo recinto do Distrito do Rangel.

Nesta sexta-feira, às 10h00, na Cidadela, a Selecção de Esperanças defronta as Honras Nacionais, e às 12h00 jogam África do Sul e Suíça.

O torneio encerra no sábado, com os desafios entre Suíça e Selecção de Esperanças, às 10h00, ao passo que o “Cinco” Nacional de Honras encara a África do Sul.

As Selecções de Honras e de Esperanças encerram hoje, no período da manhã, às sessões de preparação no local do torneio, para adaptação ao piso.

O “Cinco” Nacional de Honras é orientado pelo técnico Moniz Marques, enquanto Miguel Vemba comanda a Selecção de Esperanças.

Chegada

Os sul-africanos chegam hoje, às 19h10, a Luanda, provenient­es de Joanesburg­o com uma delegação de 22 pessoas, entre atletas, oficiais, árbitros e chefe da comitiva.

Os adversário­s dos angolanos efectuam amanhã, às 9h00, o treino de reconhecim­ento e adaptação ao piso do Pavilhão Principal da Cidadela.

No mesmo recinto, a selecção da Suíça, que desembarca amanhã, às primeiras horas da manhã, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, treina entre as 9h40 e 10h00.

As selecções da África do Sul e Suíça ficam alojadas no Hotel Zombo Luna, no Distrito do Rangel, a cerca de dois minutos do Pavilhão Principal da Cidadela.

Refrescame­nto

Os árbitros sul-africanos Charles Foster e Charles Sanders, que chegaram ontem à noite a Luanda, orientam hoje, nas instalaçõe­s do CPA, um seminário sobre as novas regras da FIBA-África e FIBA-Mundo.

Para o refrescame­nto, foram selecciona­dos os árbitros Michael Paulo, Ismael Gil e Andrade Gonçalves, da província de Luanda, Bruno Calufele (Benguela), os juízes de mesa Venâncio Suano (Huíla), Wilson Quiaba, Gonçalves Wagner, Manuel de Sousa e João Cabila (Luanda), as classifica­doras e juízas de mesa Paula Cristina Nvunge e Elizabeth de Castro, ambas de Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola