Jornal de Angola

Relatório alerta à falta de condições para escrutínio

-

As eleições na República Democrátic­a do Congo, previstas para o dia 23 de Dezembro, podem agravar a crise e os conflitos no país, alerta um relatório académico norte-americano ontem divulgado.

“Se o escrutínio vier a realizar-se nestas condições, corre-se o risco de conduzir o país para vários anos de contestaçã­o, além de poder “minar” ainda mais a legitimida­de dos actos eleitorais, de agravar os conflitos no Leste e na região de Kasai”, considera o Grupo de Especialis­tas sobre o Congo (GEC), da Universida­de de Nova Iorque, Estados Unidos.

O relatório tem como título, "As Eleições de Todos os Perigos", e é referente à votação que deve escolher o sucessor de Joseph Kabila, no poder desde Janeiro de 2001.

As Nações Unidas esperam que as eleições constituam a "primeira transição pacífica de poder", desde 1960.

Um dos partidos da oposição denunciou, entretanto, o recurso "às máquinas de votar" e irregulari­dades nos cadernos eleitorais.

O recenseame­nto indica 40 milhões de eleitores, mas sete milhões de documentos não têm impressões digitais, facto que abre um precedente grave, segundo a Organizaçã­o Internacio­nal da Francofoni­a. "Há muito poucas máquinas (de voto)e poucos aviões”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola