Exe­cu­ção das re­for­mas a bom rit­mo

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

As re­for­mas do Es­ta­do es­tão a ser “bem exe­cu­ta­das”, so­bre­tu­do no sis­te­ma da Jus­ti­ça e im­ple­men­ta­ção das au­tar­qui­as lo­cais, re­co­nhe­ceu on­tem, no Hu­am­bo, o di­rec­tor do Cen­tro de In­ves­ti­ga­ção em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Go­ver­na­ção Lo­cal da Fa­cul­da­de de Di­rei­to da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to, Car­los Tei­xei­ra.

Pa­ra o aca­dé­mi­co, as ini­ci­a­ti­vas do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, João Lourenço, en­quan­to im­pul­si­o­na­dor des­tas re­for­mas, são fac­to­res im­por­tan­tes pa­ra a cons­tru­ção de um país mais mo­der­no, social e que pro­te­ja me­lhor os di­rei­tos fun­da­men­tais dos ci­da­dãos.

So­bre as re­for­mas do Di­rei­to e da Jus­ti­ça, o pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ci­ta­do pe­la An­gop, acre­di­ta que vão for­mar um sis­te­ma ju­di­ciá­rio mais efi­ci­en­te, à al­tu­ra de res­pon­der aos desafios do sec­tor, so­bre­tu­do no com­ba­te aos ma­les que en­fer­mam o de­sen­vol­vi­men­to do país.

Em re­la­ção às au­tar­qui­as, o ju­ris­ta re­fe­riu que vão ga­ran­tir ce­le­ri­da­de na re­so­lu­ção dos pro­ble­mas dos ci­da­dãos e das co­mu­ni­da­des, pro­mo­ven­do o de­sen­vol­vi­men­to só­cio-eco­nó­mi­co.

Po­rém, o aca­dé­mi­co aler­tou que, pa­ra o al­can­ce des­te de­si­de­ra­to, é fun­da­men­tal ha­ver da par­te do Go­ver­no e dos ci­da­dãos um compromisso sé­rio na as­sump­ção dos desafios de cons­truir um Es­ta­do que, a par da mo­der­ni­da­de, não dei­xe de ter em aten­ção a his­tó­ria, cul­tu­ra e as tra­di­ções na­ci­o­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.