Ru­an­da

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

DIANE RWIGARA ILIBADA DO CRI­ME DE “IN­SUR­REI­ÇÃO”

Um tri­bu­nal de Ki­ga­li ili­bou on­tem a dis­si­den­te rwan­de­sa Diane Rwigara e a mãe, do cri­me de “in­ci­ta­men­to à in­sur­rei­ção” que po­dia va­ler-lhe 22 anos de pri­são. Diane Rwigara, 37 anos, igual­men­te in­di­ci­a­da no cri­me de “fal­si­fi­ca­ção”, de­fen­deu que o seu jul­ga­men­to e o da mãe Ade­li­ne, de 59 anos, ti­nham uma “mo­ti­va­ção po­lí­ti­ca, pe­lo que admitia poder ser con­de­na­da.Ac­ti­vis­ta dos di­rei­tos hu­ma­nos, for­ma­da nos Es­ta­dos Uni­dos, de­vi­do a es­te pro­ces­so ju­di­ci­al pen­den­te, foi im­pe­di­da de par­ti­ci­par nas elei­ções de Agos­to de 2017, que Paul Ka­ga­me aca­bou por ven­cer com 98 por cen­to de vo­tos. Foi li­ber­ta­da so­bre fi­an­ça em Ou­tu­bro, de­pois de es­tar mais de um ano pre­sa.As acu­sa­ções, que so­bre ela pen­di­am, es­ta­vam re­la­ci­o­na­das com crí­ti­cas ao Go­ver­no, en­ten­di­das co­mo ape­lo à in­sur­rei­ção e frau­de, por su­pos­ta­men­te fal­si­fi­car as­si­na­tu­ras pa­ra se apre­sen­tar à elei­ções, co­mo can­di­da­ta in­de­pen­den­te.

EGIPTO

RETIRADAS ACU­SA­ÇÕES DE “LIBERTINAGEM” FEI­TAS CON­TRA

A ACTRIZ DE CI­NE­MA

As au­to­ri­da­des egíp­ci­as anunciaram on­tem que fo­ram retiradas vá­ri­as de­nún­ci­as con­tra uma actriz egíp­cia, de 45 anos, acu­sa­da de “in­ci­ta­ção à libertinagem” por usar um ves­ti­do trans­pa­ren­te, na se­ma­na pas­sa­da, du­ran­te a ce­ri­mó­nia de en­cer­ra­men­to do Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Ci­ne­ma do Cai­ro.“Re­ti­ra­mos a quei­xa que apre­sen­ta­mos con­tra Ra­nia Yus­sef”, de­cla­rou à AFP, o ad­vo­ga­do Amr Ab­del Sa­lam que des­ta­cou a anu­la­ção da au­di­ên­cia ju­di­ci­al pre­vis­ta pa­ra 12 de Ja­nei­ro. O ad­vo­ga­do, Sa­mir Sabri, co­nhe­ci­do por ac­ções con­tra fa­mo­sos, tam­bém con­fir­mou à AFP que foi re­ti­ra­da a quei­xa, de­pois da actriz ter pe­di­do des­cul­pas.

A actriz dis­se, no Twitter, que não pen­sa­va que o ves­ti­do fos­se pro­vo­car “tan­ta in­dig­na­ção”. No Egipto, são co­muns es­tes ti­pos de es­cân­da­los so­bre os cos­tu­mes, em que são en­vol­vi­das ac­tri­zes e can­to­ras.

As mais fa­mo­sas, co­mo Ra­nia Yus­sef, cos­tu­mam sair ile­sas, mas ou­tras me­nos co­nhe­ci­das, co­mo Shy­ma e Lei­la Amer, fo­ram con­de­na­das, no prin­cí­pio des­te ano, a um e dois anos de pri­são, res­pec­ti­va­men­te, de­pois de pos­ta­rem ví­deo -cli­pes con­si­de­ra­dos “pro­vo­ca­do­res” do pon­to de vis­ta se­xu­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.