Sus­pen­so re­cen­se­a­men­to elei­to­ral na Gui­né-Bis­sau

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP) da Gui­né-Bis­sau re­sol­veu sus­pen­der, na quin­ta-fei­ra à noi­te, o re­cen­se­a­men­to elei­to­ral no país, por ale­ga­das irregularidades no pro­ces­so, se­gun­do um des­pa­cho di­vul­ga­do em Bis­sau. No mes­mo des­pa­cho, o MP de­ter­mi­na a pre­sen­ça de for­ças po­li­ci­ais no Ga­bi­ne­te Téc­ni­co de Apoio ao Pro­ces­so Elei­to­ral (GTAPE), que é ape­nas per­mi­ti­da a pes­so­as au­to­ri­za­das.

Na ter­ça-fei­ra, três téc­ni­cos do GTAPE fo­ram ou­vi­dos pe­lo MP gui­ne­en­se, ten­do-lhes si­do im­pos­ta a me­di­da de co­a­ção, de ter­mo de iden­ti­da­de e re­si­dên­cia.

O di­rec­tor-ge­ral in­ter­no do GTAPE e ou­tros três téc­ni­cos, fo­ram, na quin­ta-fei­ra, ou­vi­dos, mas na qua­li­da­de de tes­te­mu­nhas.

O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co abriu um pro­ces­so de ave­ri­gua­ção de irregularidades no pro­ces­so elei­to­ral, na sequên­cia de uma quei­xa apre­sen­ta­da por um gru­po de par­ti­dos, in­cluin­do o Par­ti­do de Re­no­va­ção Social (PRS), a se­gun­da mai­or for­ça po­lí­ti­ca da Gui­né-Bis­sau, que in­te­gra o ac­tu­al Go­ver­no de con­sen­so. As elei­ções le­gis­la­ti­vas na Gui­né-Bis­sau es­ta­vam mar­ca­das pa­ra 18 de No­vem­bro, mas fo­ram adi­a­das, de­vi­do a pro­ble­mas téc­ni­cos e fi­nan­cei­ros que im­pe­di­ram que o re­cen­se­a­men­to elei­to­ral co­me­ças­se na da­ta pre­vis­ta, em Agos­to.

A sus­pen­são acon­te­ce nu­ma al­tu­ra, em que téc­ni­cos ni­ge­ri­a­nos che­ga­ram ao país pa­ra aju­da­rem na conclusão do pro­ces­so de re­cen­se­a­men­to e fa­ci­li­tar a mar­ca­ção da da­ta pa­ra a re­a­li­za­ção das elei­ções.

Os par­ti­dos da opo­si­ção en­vi­a­ram, es­ta se­ma­na, uma car­ta ao Pri­mei­ro -mi­nis­tro, Aris­ti­des Go­mes, a de­nun­ci­ar irregularidades na for­ma co­mo es­ta­va a de­cor­rer o pro­ces­so de re­cen­se­a­men­to elei­to­ral em to­do o país.

DR

O pro­ces­so es­tá sus­pen­so en­quan­to de­cor­rem ave­ri­gua­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.