Jornal de Angola

Nguema afasta chefe do Estado-Maior das Forças Armadas

-

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, demitiu o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Ruslan Hermes Nguema Oyana, por alegadas “irregulari­dades no exercício das funções”, refere um decreto lido na televisão pública.

O decreto presidenci­al não indica a natureza das irregulari­dades cometidas por Oyana, promovido em 12 de Outubro, por ocasião do 50º aniversári­o da Independên­cia do país. Ruslan Hermes Nguema Oyana foi promovido ao mesmo tempo que vários outros oficiais, referiram fontes militares à AFP.

Teodoro Nguema Obiang Mangue, vice-presidente responsáve­l pela defesa e segurança e filho do Presidente, fez parte desse conjunto de promoções, assim como vários outros membros da família presidenci­al. Obiang Mangue passou então do posto de coronel para general de divisão.

O chefe do Estado-Maior foi já substituíd­o pelo adjunto, o major-general Lamberto Nguema Micha.

Enquanto isto, um activista de defesa dos direitos humanos da Guiné Equatorial acusou os agentes de segurança de o terem espancado e esfaqueado, segundo várias organizaçõ­es internacio­nais de defesa dos direitos humanos, entre elas a Human Rights Watch (HRW) e a Amnistia Internacio­nal (AI).

O vice-presidente do Centro de Estudos e Iniciativa­s de Desenvolvi­mento (CEID), Alfredo Okenve, afirmou que os homens o forçaram com uma arma, a sair do carro, espancaram-no e esfaqueara­m-lhe numa perna.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola