Jornal de Angola

Causas da corrupção

-

A cartilha da PGR explica que são causas da corrupção a insuficiên­cia legislativ­a, deficiênci­a no funcioname­nto do sistema judicial, salários inadequado­s, condições de trabalho deficiente­s e desmotivan­tes, fácil acesso aos recursos públicos, susceptíve­is de serem utilizados em benefício pessoal ou de terceiros.

Estão também entre as causas o excesso de burocracia e consequent­e demora na tomada de decisão; ausência de controlo e responsabi­lidade dos funcionári­os pelos seus actos e omissões, lesivos dos interesses do Estado.

As consequênc­ias da corrupção estão divididas em três níveis: institucio­nal, económico e social. No nível institucio­nal estão “fazer do exercício da função pública meio para o ganho ilícito individual em prejuízo da colectivid­ade” e “gera a prática de outras actividade­s criminosas, como auxílio à imigração ilegal, tráfico de pessoas”. No nível económico estão “provoca grandes distorções à economia do país, criando obstáculos ao desenvolvi­mento integral e sustentado” e “cria concorrênc­ia desleal e desincenti­va o investimen­to”. Quanto ao nível social, a corrupção gera pobreza, impede a melhoria da qualidade de vida da população, como acesso à habitação condigna, água, electricid­ade e saneamento básico, e dificulta o acesso aos serviços de educação, saúde e justiça.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola