Re­cei­tas fis­cais cres­cem qua­se dois ter­ços em dez me­ses

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

As re­cei­tas fis­cais re­sul­tan­tes da ac­ti­vi­da­de di­a­man­tí­fe­ra em An­go­la atin­gi­ram os 18,9 mil mi­lhões de kwan­zas en­tre Ja­nei­ro e Ou­tu­bro, um cres­ci­men­to de 62 por cen­to fa­ce ao pe­río­do ho­mó­lo­go de 2017, se­gun­do um o Re­la­tó­rio de Con­jun­tu­ra Eco­nó­mi­ca No­vem­bro de 2018, pro­du­zi­do pelo Ban­co BAI e que é ci­ta­do pe­la An­gop.

O pre­ço mé­dio por qui­la­te te­ve um au­men­to de 39,4 por cen­to, pas­san­do pa­ra 156,3 dó­la­res o qui­la­te, en­quan­to a quan­ti­da­de ex­por­ta­da foi de oi­to mi­lhões de qui­la­tes, uma su­bi­da de 11,9 per­cen­tu­ais.

Qu­an­to à com­po­si­ção das re­cei­tas, o do­cu­men­to in­di­ca que cer­ca de 12,6 mil mi­lhões de kwan­zas re­sul­ta­ram de “royal­ti­es”, com 59,7 por cen­to - que re­pre­sen­tam 67 por cen­to do to­tal - e seis mil mi­lhões de kwan­zas do Im­pos­to In­dus­tri­al.

No re­la­tó­rio, des­ta­ca-se, tam­bém, a no­va política de co­mer­ci­a­li­za­ção de diamantes, a qual aca­ba com o an­te­ri­or re­gi­me de cli­en­tes pre­fe­ren­ci­ais, per­mi­tin­do às em­pre­sas ven­de­rem li­vre­men­te até 60 por cen­to da sua pro­du­ção.

A pro­du­ção de diamantes em 2017 atin­giu 9,4 mi­lhões de qui­la­tes, pro­por­ci­o­nan­do uma re­cei­ta bru­ta de 1.100 mi­lhões de dó­la­res, re­sul­tan­te de um pre­ço mé­dio de 113 dó­la­res por qui­la­te. Com ba­se no Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Na­ci­o­nal (PDN), o Go­ver­no es­pe­ra atin­gir os 13 mi­lhões de qui­la­tes por ano ano.

Nes­se pe­río­do, as re­cei­tas fis­cais não pe­tro­lí­fe­ras fi­xa­ram-se em 1.142 mil mi­lhões de kwan­zas, um au­men­to de 24 por cen­to fa­ce a igual pe­río­do do ano an­te­ri­or, mas o va­lor co­lec­ta­do cor­res­pon­de a me­nos se­te por cen­to do que es­ta­va ini­ci­al­men­te pre­vis­to no OGE pa­ra os pri­mei­ros dez me­ses de 2018. Con­tu­do, em com­pa­ra­ção com a re­vi­são da Pro­gra­ma­ção Ma­cro­e­co­nó­mi­ca (PME 2018), efec­tu­a­da re­cen­te­men­te pelo Go­ver­no e di­vul­ga­da em con­jun­to com a pro­pos­ta do OGE 2019, ob­ser­va-se que as re­cei­tas ar­re­ca­da­das até Ou­tu­bro su­pe­ram, em 17 por cen­to os 1.142,9 mil mi­lhões

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Au­men­to do pre­ço in­flu­en­cia o cres­ci­men­to das re­cei­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.