Jornal de Angola

Ministro reafirmou as ofertas angolanas

- Madalena José |

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem, reafirmou sexta-feira, em Luanda, que o roteiro da adesão à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) é aprovado em 2019, dando lugar às negociaçõe­s para ultrapassa­r as barreiras que até aqui impedem esse projecto.

“Estamos dentro dos prazos previstos para cobrir as exigências necessária­s”, sublinhou Joffre Van-Dúnem à margem de um encontro da Câmara de Comércio EUAAngola (USACC) que marcou os 25 anos de relações bilaterais entre os dois países.

“Angola apresentou um roteiro da adesão a ser desenvolvi­do e estamos dentro dos prazos previstos para cobrir as exigências necessária­s”, o ministro.

O roteiro, lembrou, foi apresentad­o este ano e será aprovado em Agosto de 2019, dando início às negociaçõe­s que permitam ultrapassa­r as barreiras que, até aqui, impediam a adesão de Angola à ZCL da SADC.

O ministro considerou “estáveis”as relações entre Angola e os EUA, mas notou que há ainda uma série de acordos que não estão em vigor. “Angola ainda não pode beneficiar de alguns programas oferecidos pelos Estados Unidos, mas já está a fazer o ‘trabalho de casa’ para que possa, no mais curto espaço de tempo, encontrar uma solução”, sublinhou Joffre Van-Dúnen.

No encontro, a embaixador­a dos EUA, Nina Fite, garantiu que, em 2019, o seu país vai continuar apoiar o sector de energia e águas de Angola - sobretudo as energias renováveis - por intermédio de um programa designado “Power África”, financiado pelo Governo norte-americano para o aumento da produção e do acesso à electricid­ade, em parceria com o sector privado.

Os EUA, revelou a diplomata, colocaram à disposição do Ministério da Energia e Águas um assessor técnico para a energia renovável e térmica.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Joffre Van-Dúnem confirma adesão à Zona de Comércio Livre
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Joffre Van-Dúnem confirma adesão à Zona de Comércio Livre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola