Bi­o­ge­o­gra­fia

Jornal de Angola - - CURIOSIDADES -

Bi­o­ge­o­gra­fia é a ci­ên­cia que es­tu­da a dis­tri­bui­ção ge­o­grá­fi­ca dos se­res vi­vos no es­pa­ço, atra­vés do tem­po, bus­can­do en­ten­der os pa­drões de or­ga­ni­za­ção es­pa­ci­al e os pro­ces­sos que le­va­ram a tais dis­po­si­ções bi­o­ló­gi­cas.

A Bi­o­ge­o­gra­fia tem um as­pec­to mul­ti­fa­ce­ta­do, pois in­clui co­nhe­ci­men­tos de ou­tras ci­ên­ci­as co­mo Bi­o­lo­gia, Cli­ma­to­lo­gia, Ge­o­gra­fia, Ge­o­lo­gia, Eco­lo­gia e Ci­ên­cia da Evo­lu­ção.

O te­ma cen­tral de es­tu­dos des­ta ci­ên­cia é o es­tu­do da evo­lu­ção das es­pé­ci­es e o mo­do co­mo as diversas con­di­ções am­bi­en­tais pos­sí­veis in­flu­em no de­sen­vol­vi­men­to da vi­da. As ori­gens des­ta ci­ên­cia en­con­tram-se nos es­tu­dos de Al­fred Rus­sel Wal­la­ce no ar­qui­pé­la­go ma­laio.

Rus­sel Wal­la­ce des­cre­veu as es­pé­ci­es des­se ar­qui­pé­la­go e no­tou que a nor­te eram re­la­ci­o­na­das com as do con­ti­nen­te asiá­ti­co en­quan­to que nas ilhas mais ao sul, as es­pé­ci­es ti­nham li­ga­ção com as do con­ti­nen­te aus­tra­li­a­no.

Es­ta con­clu­são le­vou a uma pos­te­ri­or de­li­mi­ta­ção e ma­pe­a­men­to das áre­as es­tu­da­das por Wal­la­ce, sen­do que tais áre­as re­ce­be­ram mais tar­de a de­no­mi­na­ção de "Li­nha de Wal­la­ce".

Se­guin­do o es­pí­ri­to des­te es­tu­do ini­ci­al, as diversas re­giões do pla­ne­ta fo­ram sen­do gra­du­al­men­te ma­pe­a­das, pes­qui­sa­das e ca­ta­lo­ga­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.