Jornal de Angola

Centro Materno Infantil tem ambulância-hospital

Objectivo das autoridade­s locais é evitar que as parturient­es percorram longas distâncias para darem à luz com segurança

- Weza Pascoal| Menongue Maximiano Filipe | Benguela

O Hospital Materno Infantil do Cuando Cubango conta com uma ambulância moderna, equipada com meios que permitem aos especialis­tas de saúde realizar serviços de parto no interior da mesma, sem constrangi­mentos.

A ambulância foi entregue quinta-feira, pelo governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, que, de seguida, entregou também uma ambulância ao Hospital Municipal de Menongue e uma viatura de marca Land Cruiser para apoiar os serviços do Programa Alargado de Vacinação (PAV).

Segundo o governador Pedro Mutindi, houve necessidad­e de adquirir uma ambulância-hospital para a maternidad­e, porque no passado muitas grávidas davam à luz a caminho do hospital e em condições difíceis.

O governador acrescento­u que a ambulância-hospital vai ajudar a fazer com que as mulheres grávidas que vivem em bairros periférico­s possam ser assistidas no seu local de residência, com toda a comodidade possível, e evitar que percorram longas distâncias, até ao Hospital Materno Infantil, para darem à luz.

Pedro Mutindi apelou aos profission­ais de saúde do Hospital Materno Infantil no sentido de serem mais rápidos na sua actuação, para se reduzir, cada vez mais, o número de partos realizados em domicílios, tendo em conta que muitas crianças estão a ser contaminad­as pelo VIH/Sida durante o serviço de parto.

“Vamos trabalhar cada vez mais para reduzir os casos de VIH/Sida na nossa província, através da realização de palestras para a sensibiliz­ação dos jovens e sobretudo das mulheres gestantes, no sentido de aderirem às consultas prénatal e realizar os partos na unidade sanitária, para que seja feito o corte de transmissã­o vertical e evitar que mais crianças sejam contaminad­as durante o parto”, disse o governador.

Pediu ainda aos profission­ais de saúde para trabalhare­m cada vez mais para a redução das doenças que mais afectam a população da província do Cuando Cubango, com realce para os casos de malária, doenças diarreicas e respiratór­ias agudas.

João Chihinga, director municipal da Saúde, disse que as três viaturas chegaram numa altura oportuna, tendo em conta que o município necessitav­a de meios de transporte para que os profission­ais de saúde possam alargar o seu raio de atendiment­o às comunidade­s.

A administra­dora do Hospital Materno Infantil, Aldina Chiaca, fez saber que diariament­e são realizados 15 a 20 partos. “Esta ambulância vai nos ajudar bastante, visto que está equipada com meios modernos e já conta com um berçário”. Um total de 57

Pedro Mutindi disse que houve necessidad­e de adquirir uma ambulância­hospital, porque muitas grávidas davam à luz a caminho do hospital

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A ambulância foi entregue à direcção da maternidad­e pelo governador do Cuando Cubango
EDIÇÕES NOVEMBRO A ambulância foi entregue à direcção da maternidad­e pelo governador do Cuando Cubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola