Cen­tro Ma­ter­no In­fan­til tem am­bu­lân­cia-hos­pi­tal

Ob­jec­ti­vo das au­to­ri­da­des lo­cais é evi­tar que as par­tu­ri­en­tes per­cor­ram lon­gas dis­tân­ci­as pa­ra da­rem à luz com se­gu­ran­ça

Jornal de Angola - - REGIÕES - We­za Pas­co­al| Me­non­gue Ma­xi­mi­a­no Filipe | Ben­gue­la

O Hos­pi­tal Ma­ter­no In­fan­til do Cu­an­do Cu­ban­go con­ta com uma am­bu­lân­cia mo­der­na, equi­pa­da com mei­os que per­mi­tem aos es­pe­ci­a­lis­tas de saú­de re­a­li­zar ser­vi­ços de par­to no in­te­ri­or da mes­ma, sem cons­tran­gi­men­tos.

A am­bu­lân­cia foi en­tre­gue quin­ta-fei­ra, pelo go­ver­na­dor do Cu­an­do Cu­ban­go, Pedro Mu­tin­di, que, de se­gui­da, en­tre­gou tam­bém uma am­bu­lân­cia ao Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal de Me­non­gue e uma vi­a­tu­ra de mar­ca Land Crui­ser pa­ra apoi­ar os ser­vi­ços do Pro­gra­ma Alar­ga­do de Va­ci­na­ção (PAV).

Se­gun­do o go­ver­na­dor Pedro Mu­tin­di, hou­ve ne­ces­si­da­de de ad­qui­rir uma am­bu­lân­cia-hos­pi­tal pa­ra a ma­ter­ni­da­de, por­que no pas­sa­do mui­tas grá­vi­das da­vam à luz a ca­mi­nho do hos­pi­tal e em con­di­ções di­fí­ceis.

O go­ver­na­dor acres­cen­tou que a am­bu­lân­cia-hos­pi­tal vai aju­dar a fa­zer com que as mu­lhe­res grá­vi­das que vi­vem em bair­ros pe­ri­fé­ri­cos pos­sam ser as­sis­ti­das no seu lo­cal de re­si­dên­cia, com to­da a co­mo­di­da­de pos­sí­vel, e evi­tar que per­cor­ram lon­gas dis­tân­ci­as, até ao Hos­pi­tal Ma­ter­no In­fan­til, pa­ra da­rem à luz.

Pedro Mu­tin­di ape­lou aos pro­fis­si­o­nais de saú­de do Hos­pi­tal Ma­ter­no In­fan­til no sen­ti­do de se­rem mais rá­pi­dos na sua ac­tu­a­ção, pa­ra se re­du­zir, ca­da vez mais, o nú­me­ro de par­tos re­a­li­za­dos em do­mi­cí­li­os, ten­do em con­ta que mui­tas cri­an­ças es­tão a ser con­ta­mi­na­das pelo VIH/Si­da du­ran­te o ser­vi­ço de par­to.

“Va­mos tra­ba­lhar ca­da vez mais pa­ra re­du­zir os ca­sos de VIH/Si­da na nos­sa pro­vín­cia, atra­vés da re­a­li­za­ção de pa­les­tras pa­ra a sen­si­bi­li­za­ção dos jo­vens e so­bre­tu­do das mu­lhe­res ges­tan­tes, no sen­ti­do de ade­ri­rem às con­sul­tas pré­na­tal e re­a­li­zar os par­tos na uni­da­de sa­ni­tá­ria, pa­ra que se­ja fei­to o cor­te de trans­mis­são ver­ti­cal e evi­tar que mais cri­an­ças se­jam con­ta­mi­na­das du­ran­te o par­to”, dis­se o go­ver­na­dor.

Pe­diu ain­da aos pro­fis­si­o­nais de saú­de pa­ra tra­ba­lha­rem ca­da vez mais pa­ra a re­du­ção das do­en­ças que mais afec­tam a po­pu­la­ção da pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go, com re­al­ce pa­ra os ca­sos de ma­lá­ria, do­en­ças di­ar­rei­cas e res­pi­ra­tó­ri­as agu­das.

João Chihin­ga, di­rec­tor mu­ni­ci­pal da Saú­de, dis­se que as três vi­a­tu­ras che­ga­ram nu­ma al­tu­ra opor­tu­na, ten­do em con­ta que o mu­ni­cí­pio ne­ces­si­ta­va de mei­os de trans­por­te pa­ra que os pro­fis­si­o­nais de saú­de pos­sam alar­gar o seu raio de aten­di­men­to às co­mu­ni­da­des.

A ad­mi­nis­tra­do­ra do Hos­pi­tal Ma­ter­no In­fan­til, Al­di­na Chi­a­ca, fez saber que di­a­ri­a­men­te são re­a­li­za­dos 15 a 20 par­tos. “Es­ta am­bu­lân­cia vai nos aju­dar bas­tan­te, vis­to que es­tá equi­pa­da com mei­os mo­der­nos e já con­ta com um ber­çá­rio”. Um to­tal de 57

Pedro Mu­tin­di dis­se que hou­ve ne­ces­si­da­de de ad­qui­rir uma am­bu­lân­ci­ahos­pi­tal, por­que mui­tas grá­vi­das da­vam à luz a ca­mi­nho do hos­pi­tal

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

A am­bu­lân­cia foi en­tre­gue à di­rec­ção da ma­ter­ni­da­de pelo go­ver­na­dor do Cu­an­do Cu­ban­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.