Jornal de Angola

Um jacaré é resgatado do mar alto no Lobito

- Jesus Silva | Lobito

Um jacaré adulto, com mais de dois metros de compriment­o, foi resgatado por agentes do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros depois de ter sido avistado no mar alto, na Ponta da Restinga do Lobito, província de Benguela.

O comandante do Quartel de Resgate e Salvamento do Lobito, José Rosa, disse ao Jornal de Angola que o resgate foi feito na noite de quarta-feira e confirmou que a presença do animal foi comunicada ao Serviço de Protecção Civil e Bombeiros por pescadores, que o viram pela primeira vez no período da tarde.

Em várias tentativas feitas à tarde, os agentes em serviço não conseguira­m resgatar o animal, tendo depois interrompi­do o trabalho devido ao adiantado da hora, mas sempre concentrad­os na área onde o jacaré havia sido avistado por pescadores.

O jacaré facilitou mais tarde o trabalho dos bombeiros quando decidiu sair do mar para se alojar na areia, na zona adjacente ao Restaurant­e Imbala, onde foi capturado e acorrentad­o.

Um criador de jacarés, residente na comuna do Dombe Grande, quando tomou conhecimen­to da ocorrência, decidiu acolher o animal para criá-lo na sua localidade. O pedido foi aceite pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

O ambientali­sta Isaac Sassoma indicou três factores para o surgimento do jacaré no mar alto: poluição, contaminaç­ão e falta de alimentos. Populares admitem que o animal tenha vindo ou da região do Egipto Praia, onde o rio Balombo desagua, ou do rio Catumbela, a partir do qual pode ter sido arrastado pela corrente até ao Oceano Atlântico.

 ?? DR ?? O animal foi entregue pelos bombeiros a um criador de jacarés
DR O animal foi entregue pelos bombeiros a um criador de jacarés

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola