Jornal de Angola

Presidente realiza visita a Abu Dhabi

Na terça-feira, o Chefe de Estado angolano será orador na cimeira intitulada “O futuro de África”, um evento de iniciativa das autoridade­s de Abu Dhabi, com a finalidade de debater o desenvolvi­mento do continente africano

-

O Presidente da República, João Lourenço, deixou ontem o país com destino a Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, onde participa amanhã, como convidado de honra, na cerimónia de entrega do Prémio Zayed para a Sustentabi­lidade. Na terça-feira, o Presidente João Lourenço será orador na cimeira intitulada “O Futuro de África”.

O Presidente da República, João Lourenço, deixou ontem a noite o país com destino aos Emirados Árabes Unidos, onde cumpre uma missão oficial a convite das autoridade­s locais.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, amanhã o Chefe de Estado participa, como convidado de honra, na cerimónia de entrega do Prémio Zayed para a Sustentabi­lidade, no Centro de Convenções Internacio­nais de Abu Dhabi, no mesmo dia em que será aberta a Semana da Sustentabi­lidade, a cujo acto de abertura também assistirá.

Na terça-feira, o Presidente João Lourenço será orador na cimeira intitulada “O Futuro de África”, um evento de iniciativa das autoridade­s de Abu Dhabi, com a finalidade de debater o desenvolvi­mento do continente africano. Acompanham o Presidente da República nesta missão aos Emirados Árabes Unidos ministros e membros do seu gabinete.

Esta é segunda deslocação do Presidente da República em cerca de três meses aos Emirados Árabes Unidos. A primeira ocorreu em Outubro do ano passado, durante uma escala em Abu Dhabi, depois de ter efectuado uma visita de Estado a China.

Na altura, João Lourenço teve um encontro com o sheik Hamdan Bin Zayed al Nahyan, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos. Durante o encontro, o Chefe de Estado manifestou o desejo do país estreitar relações com os Emirados Árabes Unidos.

No mesmo mês, o Presidente João Lourenço recebeu, em Luanda, o sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum, que manifestou o interesse do seu país em investir, nos próximos tempos, nos sectores ligados à agricultur­a, minas e energia, com realce para a fotovoltái­ca.

Em declaraçõe­s à imprensa no termo de uma audiência, Ahmed Dalmook Al Maktoum disse que o segundo sector em que o seu país quer cooperar com Angola e promover investimen­tos está ligado ao desenvolvi­mento da agricultur­a.

Neste sector, disse o sheik, o seu país pretende materializ­ar a cooperação com grande presença tecnológic­a de referência internacio­nal, o que, segundo ele, vai permitir implementa­r a actividade numa perspectiv­a de escala.

Outro sector de interesse para o investimen­to dos Emirados Árabes Unidos em Angola é o minério. Para Ahmed Dalmook Al Maktoum, este sector tem grande margem de cresciment­o no país. A cooperação com Angola, disse o sheik, vai permitir desenvolve­r ainda mais aquele sector nos próximos anos, caso as intenções sejam concretiza­das.

Repatriame­nto de capitais

Os Emirados Árabes Unidos estão disponívei­s para cooperar com Angola no processo de repatriame­nto de capitais, manifestou em Fevereiro do ano passado, em Luanda, o ministro de Estado daquele país do Médio Oriente, Sultan Al Jabar, durante uma conferênci­a de imprensa que marcou o final da sua visita ao país, em que o ponto mais alto foi a assinatura de um acordo relativo à dupla tributação.

Sultan Al Jabar disse que “o repatriame­nto de capitais é uma outra área importante em que os Emirados Árabes Unidos deverão cooperar com o Banco Nacional de Angola (BNA), no sentido de se identifica­rem soluções e mecanismos para permitir essa repatriaçã­o”.

Durante a sua visita de 24 horas a Angola, Sultan Al Jabar teve um encontro com o ministro das Relações Exterior, Manuel Augusto, e participou num fórum de negócios entre empresário­s angolanos e do seu país, durante o qual se discutiram diversos assuntos de cooperação, nos domínios da agricultur­a, energia sustentáve­l, transporte e finanças.

Manuel Augusto e Sultan Al Jabar assinaram um acordo que visa evitar a dupla tributação entre os dois estados. Nessa esfera, Sultan Al Jabar referiu serem “altas” as relações de cooperação entre Angola e o Emirado Árabes Unidos, tendo acrescido que a sua visita serviu para o alargament­o da diplomacia entre ambos os países.

Sultan Al Jabar admitiu ainda que Angola oferece muitas oportunida­des de investimen­to. “Angola tem sido um exemplo de país de liderança nos negócios no continente africano”, disse, reconhecen­do que a economia angolana teve um grande avanço.

O ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos manifestou, em Outubro do ano passado, a disponibil­idade do seu país em cooperar no repatriame­nto de capitais angolanos

“Hoje, conseguimo­s marcar uma nova posição ao nível dos negócios em Angola, nos sectores do petróleo e gás. Mas, estamos a identifica­r novas áreas de negócios e de cooperação e novas oportunida­des para fortalecer a cooperação”, sublinhou, quando realçou que a “nova visão da liderança de Angola é uma razão adicional para acelerar as relações fraternais entre as duas nações e trabalhar juntos para os benefícios dos dois povos”.

 ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Um ângulo da cidade de Abu Dhabi, capital política dos Emirados Árabes Unidos, país localizado no Médio Oriente
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Um ângulo da cidade de Abu Dhabi, capital política dos Emirados Árabes Unidos, país localizado no Médio Oriente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola