Jornal de Angola

Oposição defende diálogo para a solução de problemas

- Victor Pedro | Sumbe

Líderes da oposição na província do Cuanza-Sul exortaram na sexta-feira o novo governador provincial, Job Capapinha, a apostar no diálogo para a resolução dos problemas que afectam aquela região.

O secretário provincial da UNITA, Armando Kaquepa, aconselhou o governador a inteirar-se do estado actual de cada município, para evitar cometer os erros dos seus antecessor­es. Tais erros, disse o político, arrastaram o Cuanza-Sul para a situação em que se encontra.

Armando Kaquepa, que falava no final do encontro de apresentaç­ão formal do governador do Cuanza-Sul aos membros do Governo Provincial, entidades políticas, judiciais e religiosas, e representa­ntes da sociedade civil, considerou que a resolução dos vários problemas que afligem a província não dependem simplesmen­te do novo dirigente, mas também do contexto político e da descentral­ização do poder.

Na óptica de Armando Kaquepa, a descentral­ização administra­tiva poderá dar mais autoridade aos administra­dores municipais que vão passar a autarcas e, de forma responsáve­l, executarem os projectos locais, com maior autonomia administra­tiva e financeira.

O secretário executivo provincial da CASA-CE, Domingos Sobral, aconselhou Job Capapinha a combater o ambiente de intriga, bajulação, nepotismo e corrupção. “Os melhores devem ser escolhidos por mérito e capacidade para cumprir com êxito o mandato [do actual Governo] que está no seu segundo ano”, disse.

Ainda na sexta-feira, o governador provincial do Cuanza-Sul manteve um encontro com os líderes de igrejas do município do Sumbe, onde aproveitou o momento para garantir que o seu grupo de trabalho deseja cimentar a parceria entre a Igreja e o Estado. No final do encontro, as entidades religiosas elogiaram o gesto de Job Capapinha.

 ?? FERNANDO CAMILO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Domingos Sobral, secretário da CASA-CE no Cuanza-Sul
FERNANDO CAMILO| EDIÇÕES NOVEMBRO Domingos Sobral, secretário da CASA-CE no Cuanza-Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola