Jornal de Angola

Movimento anti-austeridad­e exige legislativ­as antecipada­s

-

O movimento anti-austeridad­e britânico People's Assembly defendeu ontem, durante uma manifestaç­ão nacional em Londres, a realização de eleições legislativ­as antecipada­s no país para afastar o Partido Conservado­r, no poder desde 2010.

“Não se esqueçam dos vossos coletes amarelos”, lia-se numa mensagem colocada na página do evento na rede social Facebook, intitulada 'Britain is Broken' e que apelava ao uso de “Coletes Amarelos” em todo o país, replicando o que acontece há dois meses em França.

“Independen­temente de como tenhas votado no referendo original, se queres pôr fim à austeridad­e, se te preocupas com a falta de habitação, se queres ver os caminhos-de-ferro e outros serviços que foram privatizad­os de volta à propriedad­e pública, então uma eleição geral é a única via”, lia-se na convocatór­ia. “Em suma, tirar os “Tories” do poder, que é actualment­e o mais importante para os trabalhado­res no Reino Unido”, acrescenta o texto.

Outras organizaçõ­es, como a “Stand Up To Racism”, que critica a política governamen­tal de acolhiment­o de refugiados, juntaram-se ao protesto.

Em paralelo, apoiantes do“Brexit”, alguns próximos da extrema-direita, partilhara­m nas redes sociais a palavra-chave “YellowVesT­UK” em apelo a protestos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola