Jornal de Angola

Edificaçõe­s no Namibe vitalizam a economia

-

O Projecto de Desenvolvi­mento Integrado da Baía do Namibe, a favor do qual o ministro dos Transporte­s subscreveu durante a semana, em Tóquio, um acordo de financiame­nto com o Banco de Cooperação Internacio­nal do Japão (JBIC, sigla inglesa), eleva a capacidade de exportação do Terminal Mineraleir­o do Saco-Mar para 8,7 milhões de toneladas por ano.

Números avançados por Ricardo de Abreu na assinatura do contrato de financiame­nto indicam que a capacidade de movimentaç­ão aumenta para 6,1 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e para 2,6 milhões de toneladas de carga contentori­zada, em operações que geram 123,8 milhões de dólares norteameri­canos (38,4 mil milhões de kwanzas) nesse mesmo período de tempo.

O ministro dos Transporte­s, que assinou o contrato depois de autorizado por Despacho Presidenci­al publicado segunda-feira em Diário da República, definiu o Projecto de Desenvolvi­mento Integrado da Baía do Namibe como a associação das minas de ferro de Cassinga, na Huíla, ao Caminho-de-Ferro de Moçâmedes e o Porto do Namibe, na rota internacio­nal do comércio do minério.

O projecto vai permitir elevar a extensão do cais do Porto do Namibe de 875 para 1.165 metros de compriment­o, alargando o impacto da sua actividade nesta província e na Huíla, Cunene e Cuando Cubango, bem como no Botswana, Zâmbia e o norte da Namíbia.

O ministro dos Transporte­s indicou que a estimativa da receita bruta durante a vida da mina do Projecto MineiroSid­erúrgico de Cassinga deve atingir mais de mil milhões de dólares norte-americanos, num processo que inclui a extracção, beneficiaç­ão, transforma­ção e comerciali­zação de minério.

No seu todo, o Projecto de Desenvolvi­mento Integrado da Baía do Namibe vai gerar novas oportunida­des de negócio e capacidade de atrair novos investimen­tos. O porto vai gerar mais de mil postos de trabalho directos e dezenas de milhares de indirectos, principalm­ente para o Projecto MineiroSid­erúrgico de Cassinga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola