Jornal de Angola

Zenza-do-Itombe está sem água há um ano

-

Um total de três mil e 39 consumidor­es de seis aldeias e da sede comunal do Zenzado-Itombe, na província do Cuanza-Norte, está privado do abastecime­nto de água potável há um ano, devido a rupturas na conduta principal, localizada na aldeia do Quilómetro 34, na comuna de Massangano.

O responsáve­l da Secção de Energia e Águas da Administra­ção Municipal de Cambambe, José de Oliveira, disse à Angop que a conduta foi danificada pela empresa Elecnor, durante a construção da linha de transporte de energia para a sede da comuna, num troço de 36 quilómetro­s entre Cassoalala e Zenza-do-Itombe.

José de Oliveira informou que a empreiteir­a chinesa, que está a reabilitar a Estrada Nacional 230, está a danificar a conduta, aumentando assim os danos na referida infra-estrutura.

A comuna do Zenzado-Itombe é abastecida a partir de uma estação de captação e tratamento de água, com capacidade de 720 metros cúbicos por dia, instalada no rio Lucala, na localidade do Quilómetro 34, também conhecida por Nova Cassoalala.

O sistema abastece ainda as localidade­s de Calengue e Cassoalala,esta última onde está instalada uma estação elevatória de 20 metros de altura, que faz o reenvio ao Zenza- do- Itombe.

Construído no âmbito do programa Água para Todos pelo Governo do CuanzaNort­e, o sistemaest­á orçado em sete milhões e 500 mil dólares, funciona desde Novembro de 2015.

 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Falta de água está a causar enormes embaraços na localidade
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Falta de água está a causar enormes embaraços na localidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola