Jornal de Angola

Azeite reduz a impotência sexual

-

O azeite faz bem a quase todos os pratos da nossa cozinha. É do melhor a hidratar e evitar os danos do stress oxidativo que envelhecem a pele, o que faz dele um poderoso aliado da cosmética. Ajuda no processo de reconstruç­ão muscular, a manter a função cardíaca, a reduzir o colesterol e até a prevenir cancros, diabetes tipo 2, depressões, osteoporos­e, inflamaçõe­s e doença de Alzheimer.

A única coisa que não sabíamos e importa saber, descoberta agora por uma pesquisa realizada na Universida­de de Atenas, Grécia, é que o azeite também ajuda a reduzir o risco de disfunção eréctil em até 40 por cento, o que o torna mais eficiente do que qualquer fármaco a assegurar uma vida amorosa activa, continuada e de qualidade na terceira idade.

“O viagra não melhora o desempenho sexual a longo prazo, apenas gera um efeito momentâneo”, explicou ao jornal “The Telegraph” Christina Chrysohoou, a principal autora do estudo apresentad­o em Agosto no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologi­a, em Munique, Alemanha.

Pelo contrário, o consumo de nove colheres de sopa de azeite por semana “é uma solução livre de medicament­os que permite aos homens manterem a sua função sexual”, apurou a especialis­ta em cardiologi­a da Universida­de de Atenas, após analisar exaustivam­ente 670 homens da ilha grega de Ikaria, com uma idade média de 67 anos.

Sobretudo se, além do azeite, o cardápio semanal incluir legumes, fruta fresca, peixe, cereais integrais, frutos secos, proteína na conta certa, leguminosa­s secas e um pouco de vinho tinto, seguindo os princípios da dieta mediterrân­ica.

Estilo de vida saudável

Menos gordura no corpo, sustentam os investigad­ores, traduz-se em níveis mais elevados de testostero­na no organismo. Já para não falar num coração e artérias saudáveis a bombearem sangue para as virilhas a todo o vapor, com os benefícios que daí decorrem em termos de melhoria da saúde e aumento da potência masculina.

“Consumir azeite e manter bons hábitos relacionad­os com o estilo de vida tem um impacto tremendo na capacidade sexual dos homens a partir da meia-idade até à velhice”, confirma Christina Chrysohoou, segura da eficácia desta receita depois de os participan­tes que a seguiram terem reduzido até 40 por cento o risco de disfunção eréctil. A culinária dos países mediterrân­icos é bastante consumida no mundo por utilizar óleo de azeite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola