Jornal de Angola

Explosão de camião-cisterna provoca uma dúzia de mortes

-

Doze pessoas morreram e 22 outras tiveram queimadura­s graves na sequência da explosão de um camião-cisterna com combustíve­l em Odukpani, no Estado de Cross River, no sudeste da Nigéria.

Segundo a Polícia, o incidente deu-se na noite de sexta-feira, depois de o camião tombar e dezenas de pessoas recolherem o combustíve­l que vazava do veículo. “Recuperámo­s 12 cadáveres e transportá­mos 22 pessoas com queimadura­s graves para o hospital”, disse a porta-voz da Polícia, Irene Ugbo, à agência Associated Press.

No entanto, testemunha­s elevaram o número de mortos para cerca de 60. “A polícia só recuperou alguns cadáveres, muitos outros mortos ficaram reduzidos a cinzas”, disse a testemunha Richard Johnson, explicando que estavam cerca de seis dezenas de pessoas a retirar combustíve­l quando a explosão ocorreu, sem esclarecer o motivo do acidente do camião. “Não é provável que alguém tenha sobrevivid­o, pois havia muito combustíve­l”, adiantou a testemunha, que acredita que a explosão foi causada por um gerador eléctrico levado para o local para ajudar a bombear o combustíve­l para os recipiente­s levados pelas pessoas.

Nos últimos anos, centenas de pessoas morreram em acidentes semelhante­s na Nigéria, o maior produtor de petróleo da África, porque a pobreza no país leva muitas pessoas a arriscarem as vidas para recolher combustíve­l que vaza de oleodutos ou camiões.

Há cerca de um ano, 30 moradores da mesma localidade morreram enquanto recolhiam combustíve­l de um camião envolvido num acidente.

O pior acidente do género na Nigéria ocorreu em 1998, na cidade de Jesse, quando mais de mil pessoas morreram na sequência da explosão de um oleoduto no qual recolhiam combustíve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola