Jornal de Angola

Abu Dhabi debate desenvolvi­mento

O Chefe de Estado participa hoje, como convidado de honra, na cerimónia de entrega do prémio Zayed, no Centro de Convenções Internacio­nais de Abu Dhabi. O prémio é uma homenagem ao fundador dos Emirados Árabes Unidos

-

O Presidente da República, João Lourenço, participa hoje, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra desde ontem, no acto oficial de abertura da Semana da Sustentabi­lidade, a convite das autoridade­s locais. Amanhã participa no fórum sobre África.

O Presidente da República, João Lourenço, participa hoje, na cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra desde ontem, no acto oficial de abertura da Semana da Sustentabi­lidade, a convite das autoridade­s locais.

O Chefe de Estado angolano participa também, como convidado de honra, na cerimónia de entrega do prémio Zayed para a Sustentabi­lidade, em Abu Dhabi.

Amanhã, o Presidente João Lourenço será orador na cimeira intitulada “O Futuro de África”, um evento de iniciativa das autoridade­s de Abu Dhabi, com a finalidade de debater o desenvolvi­mento do continente africano.

Segundo a Angop, a Cimeira Internacio­nal sobre o Desenvolvi­mento Sustentáve­l decorre até 19 deste mês, sob o lema “Convergênc­ia da Indústria na Aceleração de Desenvolvi­mento Sustentáve­l”.

O Prémio Zayed de Sustentabi­lidade é uma homenagem ao legado do falecido fundador dos Emirados Árabes Unidos, Zayed bin Sultan Al Nahyan, defensor da administra­ção ambiental e da sustentabi­lidade global. O prémio anual engloba cinco categorias: Saúde, Alimentaçã­o, Energia, Água e Escolas Secundária­s Globais.

Organizado pela Masdar, Holding de Desenvolvi­mento Sustentáve­l de Abu Dhabi, o encontro conta com a presença de líderes mundiais ligados às políticas públicas e com investidor­es, que vão discutir e buscar soluções para os desafios do sector da energia. Entre os expositore­s estarão empresas da Jordânia, Marrocos, Bahrein, Arábia Saudita, Líbano, Estados Unidos, África do Sul, Coreia do Norte, Japão, Reino Unido, Holanda, França, Canadá e Colômbia.

À margem do evento, está agendada a Cúpula Mundial da Água sobre o uso de recursos hídricos em regiões áridas e os desafios da gestão de resíduos no Médio Oriente.

Está ainda programada a 4ª Assembleia da Agência Internacio­nal de Energia Renovável e a Conferênci­a de Empregos em Energia Renovável. Os organizado­res esperam receber cerca de 30 mil visitantes das áreas de energia e ambiente, na amostra que deve contar com 800 expositore­s de 40 países e 250 palestrant­es.

A República de Angola abriu, em 2004, a sua primeira representa­ção diplomátic­a nos Emirados Árabes Unidos (EAU), com um Consulado Geral. Passados quatro anos, evoluiu para Embaixada.

Angola e os Emirados Árabes Unidos são membros da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) e rubricaram dois acordos, em Junho de 2015, sendo um de cooperação económica e técnica e outro de criação da comissão mista entre os Estados. Os dois países cooperam nas áreas de Petróleo, Gás, Agricultur­a, entre outras.

Acompanham o Presidente da República nesta missão aos Emirados Árabes Unidos ministros e membros do seu gabinete.

Esta é a segunda deslocação do Presidente da República em cerca de três meses aos Emirados Árabes Unidos. A primeira ocorreu em Outubro do ano passado, durante uma escala em Abu Dhabi, depois de ter efectuado uma visita de Estado à China.

Na altura, João Lourenço teve um encontro com o sheik Hamdan Bin Zayed al Nahyan, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos. Durante o encontro, o Chefe de Estado manifestou o desejo do país estreitar relações com os Emirados Árabes Unidos.

No mesmo mês, o Presidente João Lourenço recebeu, em Luanda, o sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum, que manifestou o interesse do seu país em investir, nos próximos tempos, nos sectores ligados à Agricultur­a, Minas e Energia, com realce para a fotovoltái­ca.

Em declaraçõe­s à imprensa no termo de uma audiência, Ahmed Dalmook Al Maktoum disse que o segundo sector em que o seu país quer cooperar com Angola e promover investimen­tos está ligado ao desenvolvi­mento da agricultur­a.

Neste sector, disse o sheik, o seu país pretende materializ­ar a cooperação com grande presença tecnológic­a de referência internacio­nal, o que, segundo ele, vai permitir implementa­r a actividade numa perspectiv­a de escala.

O Prémio Zayed de Sustentabi­lidade é uma homenagem ao legado do falecido fundador dos Emirados Árabes Unidos, Zayed bin Sultan Al Nahyan, defensor da administra­ção ambiental e da sustentabi­lidade global

Outro sector de interesse para o investimen­to dos Emirados Árabes Unidos em Angola é o minério. Para Ahmed Dalmook Al Maktoum, este sector tem grande margem de cresciment­o no país. A cooperação com Angola, disse o sheik, vai permitir desenvolve­r ainda mais aquele sector nos próximos anos, caso as intenções sejam concretiza­das.

 ?? CARLOS CAMPOS ?? Chefe de Estado está nos Emirados Árabes Unidos
CARLOS CAMPOS Chefe de Estado está nos Emirados Árabes Unidos
 ?? CARLOS CAMPOS ?? João Lourenço foi recebido, à chegada, pelo ministro da Justiça dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Al Badi
CARLOS CAMPOS João Lourenço foi recebido, à chegada, pelo ministro da Justiça dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Al Badi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola