Jornal de Angola

Ali Bongo nomeia novo Primeiro-Ministro

-

O Presidente do Gabão, Ali Bongo, fora do país há dois meses, nomeou um novo Primeiro-Ministro com o objectivo de recuperar a estabilida­de política no país, onde há uma semana houve uma tentativa de golpe de Estado.

“Por decreto do Presidente da República designa-se como chefe do Governo Julien Nkoghe Bekale”, anunciou o secretário-geral da Presidênci­a, Jean-Yves Teale, num vídeo emitido pela televisão estatal.

Bongo nomeou Julien Bekale, que ocupou vários cargos ministeria­is desde 2009, para substituir Emmanuel Issoze Ngondet, na liderança do Governo há dois anos.

De acordo com alguns analistas, esta decisão segue a tradição do pai de Ali Bongo, Omar Bongo, de nomear Primeiros-Ministros da etnia Fang, a mais numerosa do país.

Na passada segunda-feira, um grupo de militares, que usava as boinas verdes da guarda presidenci­al, anunciou a instituiçã­o de um “Conselho Nacional da Restauraçã­o” com o objectivo de “salvar o país do caos”, numa tentativa de golpe de Estado. Dez pessoas participar­am na intentona, que saiu frustrada devido à intervençã­o das forças policiais e condenada pela comunidade internacio­nal.

Oito dos participan­tes foram detidos e encaminhad­os à Procurador­ia-Geral da República, tendo os outros dois sido abatidos durante a operação policial.

Bongo está em Rabat, Marrocos, onde prossegue a recuperaçã­o depois de ter sido hospitaliz­ado por “fadiga severa”, segundo fontes oficiais, ainda que diversos meios de comunicaçã­o-social tenham depois avançado que o Presidente sofreu um acidente vascular cerebral.

A família Bongo governa o país, rico em petróleo, há mais de cinco décadas, tendo Ali Bongo sucedido ao pai em 2009. O Gabão tem pouco mais de dois milhões de habitantes.

Em 2007, uma investigaç­ão anti-corrupção das autoridade­s francesas revelou que a família Bongo detinha 39 propriedad­es em França, além de 70 contas bancárias e pelo menos nove carros de luxo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola