Par­la­men­to quer da­dos so­bre de­cla­ra­ção de bens

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os de­pu­ta­dos à As­sem­bleia Na­ci­o­nal re­co­men­da­ram à Procuradoria Ge­ral da Re­pú­bli­ca(PGR) a dis­po­ni­bi­li­zar da­dos es­ta­tís­ti­cos mais con­cre­tos so­bre a im­ple­men­ta­ção do ar­ti­go 27º da Lei da Pro­bi­da­de Pú­bli­ca.

O ar­ti­go 27º da Lei da Pro­bi­da­de Pú­bli­ca obri­ga os ti­tu­la­res de car­gos pú­bli­cos a de­cla­ra­rem os seus bens, de­ti­dos no país ou no es­tran­gei­ro, num do­cu­men­to que de­ve ser en­tre­gue à PGR 30 dias após à to­ma­da de pos­se. A de­cla­ra­ção, que só po­de ser aber­ta por de­ci­são ju­di­ci­al, de­ve ser ac­tu­a­li­za­da de dois em dois anos.

Ao apro­va­rem o Re­la­tó­rio de Ac­ti­vi­da­des da PGR re­fe­ren­te ao ano de 2017 e o res­pec­ti­vo Pro­jec­to de Re­so­lu­ção, na quin­ta-fei­ra, os de­pu­ta­dos à As­sem­bleia Na­ci­o­nal re­co­men­da­ram igual­men­te a cri­a­ção de con­di­ções pa­ra a aqui­si­ção de um es­pa­ço se­gu­ro pa­ra o ar­ma­ze­na­men­to das de­cla­ra­ções de bens dos ti­tu­la­res de car­gos pú­bli­cos de to­do o país.

Se­gun­do no­ta da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, pu­bli­ca­da no seu si­te da In­ter­net, ape­sar das di­fi­cul­da­des con­jun­tu­rais re­gis­ta­das no país, os de­pu­ta­dos en­co­ra­jam a PGR a pros­se­guir as ac­ções que pro­pi­ci­em o com­ba­te ao fe­nó­me­no da cor­rup­ção e do bran­que­a­men­to de capitais, a cri­a­ção de Cen­tros de Re­e­du­ca­ção de Me­no­res em con­fli­to com a Lei, o au­men­to da quo­ta pa­ra a ad­mis­são de ma­gis­tra­dos do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e de téc­ni­cos de Jus­ti­ça da PGR.

A PGR foi ain­da ins­ta­da a re­ver a le­gis­la­ção re­fe­ren­te ao re­gi­me re­mu­ne­ra­tó­rio da clas­se de fun­ci­o­ná­ri­os do sec­tor ju­di­ciá­rio, a ca­pa­ci­tar ma­gis­tra­dos e téc­ni­cos de Jus­ti­ça pa­ra ac­tu­a­rem em ma­té­ria cri­mi­nal li­ga­da ao trá­fi­co de ór­gãos hu­ma­nos, de pes­so­as, de dro­ga, bem co­mo ao ci­ber-cri­me, às frau­des fis­cais e ao bran­que­a­men­to de capitais e fi­nan­ci­a­men­to ao ter­ro­ris­mo.

A ne­ces­si­da­de de in­for­ma­ti­za­ção dos ser­vi­ços da PGR tam­bém foi apon­ta­da pe­los de­pu­ta­dos, pa­ra que es­te or­ga­nis­mo tor­ne, de fac­to, a sua ac­ção mais efi­caz.

O Re­la­tó­rio Anu­al de Ac­ti­vi­da­des da Procuradoria Ge­ral da Re­pú­bli­ca re­fe­re que du­ran­te o ano de 2017 a ins­ti­tui­ção re­a­li­zou 11 reu­niões do Con­se­lho de Di­rec­ção e oi­to ses­sões or­di­ná­ri­as e ex­tra­or­di­ná­ri­as do Con­se­lho Su­pe­ri­or da Ma­gis­tra­tu­ra do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co.

No pla­no in­ter­na­ci­o­nal, a PGR, re­pre­sen­ta­da pe­lo pro­cu­ra­dor-ge­ral, que exer­ce a pre­si­dên­cia da As­so­ci­a­ção dos Pro­cu­ra­do­res de Áfri­ca, des­de Ou­tu­bro de 2014, pre­si­diu reu­niões da or­ga­ni­za­ção que de­cor­re­ram no Egip­to e uma em Mo­çam­bi­que. Par­ti­ci­pou igual­men­te no XV en­con­tro dos Pro­cu­ra­do­res-Ge­rais da Co­mu­ni­da­de de Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa, em Dí­li, Re­pú­bli­ca de Ti­mor Les­te.

A Procuradoria Ge­ral da Re­pú­bli­ca é um or­ga­nis­mo do Es­ta­do com a fun­ção de re­pre­sen­ta­ção do Es­ta­do, no­me­a­da­men­te, no exer­cí­cio da ac­ção pe­nal, de de­fe­sa dos di­rei­tos de outras pes­so­as sin­gu­la­res e co­lec­ti­vas e de de­fe­sa da le­ga­li­da­de no exer­cí­cio da fun­ção ju­ris­di­ci­o­nal.

Ca­be tam­bém à PGR fis­ca­li­zar a le­ga­li­da­de na fa­se de ins­tru­ção pre­pa­ra­tó­ria dos pro­ces­sos e no que to­ca ao cum­pri­men­to das pe­nas. In­te­gram o or­ga­nis­mo do Es­ta­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, o Con­se­lho Su­pe­ri­or da Ma­gis­tra­tu­ra e a Procuradoria Mi­li­tar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.