Jornal de Angola

Unidades penitenciá­rias registam superlotaç­ão

-

As unidades penitenciá­rias de Nkiende, em Mbanza Kongo, e Mangue Grande, no Soyo, província do Zaire, registam, actualment­e, uma superlotaç­ão na ordem dos 66 por cento, criando constrangi­mentos no seu funcioname­nto. A constataçã­o vem expressa no comunicado final da 4ª reunião da Comissão Provincial de Coordenaçã­o Judicial do Zaire realizada sexta-feira, em Mbanza Kongo, sob a orientação do juiz-presidente do Tribunal local, Eugénio Domingos.

Segundo o documento citado pela Angop, os dois estabeleci­mentos prisionais têm capacidade para internar 470 reclusos, estando, presenteme­nte, encarcerad­os nas duas unidades penitenciá­rias 779 cidadãos, entre nacionais e estrangeir­os. A necessidad­e da criação de condições para a construção de um centro de reeducação de menores em conflito com a lei, assim como a instalação do sistema operativo de scanner nos postos fronteiriç­os, foram algumas das recomendaç­ões do encontro.

Os participan­tes recomendar­am igualmente a criação de condições no Hospital Provincial do Zaire para a realização de testes de DNA, para facilitar a resolução de casos de fuga à paternidad­e e tornar célere e credível a investigaç­ão de vários crimes.

Quanto à imigração ilegal, a província registou, de Janeiro a Dezembro de 2018, a expulsão, pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), de 1.128 cidadãos de nacionalid­ades diversas, dos quais 1.101 por decisão administra­tiva e 27 por decisão judicial.

Recentemen­te, o delegado provincial do Interior e comandante provincial da Polícia Nacional no Zaire, Manuel Gouveia, defendeu a ampliação dos estabeleci­mentos prisionais, com vista a elevar a capacidade instalada para 600 lugares cada, para atender a demanda.

Manuel Gouveia considerou “positivo” o trabalho dos serviços penitenciá­rios, tendo em conta a entrega abnegada dos funcionári­os. Apelou aos efectivos a serem flexíveis durante o exercício das suas actividade­s.

 ?? VENÂNCIO VICTOR | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Superlotaç­ão é causa de muitos constrangi­mentos
VENÂNCIO VICTOR | EDIÇÕES NOVEMBRO Superlotaç­ão é causa de muitos constrangi­mentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola