Bre­ves

Jornal de Angola - - MUNDO -

PAQUISTÃO TRI­BU­NAL SU­PRE­MO SUS­PEN­DE EXE­CU­ÇÃO DE DO­EN­TE MEN­TAL

O Tri­bu­nal Su­pre­mo do Paquistão sus­pen­deu a exe­cu­ção de um ex-po­lí­cia que so­fre de do­en­ça men­tal e que foi con­de­na­do à mor­te em 2003 por ma­tar um co­le­ga. De acor­do com um co­mu­ni­ca­do, o juiz Saqib Ni­sar, da ci­da­de de Laho­re, tam­bém or­de­nou uma no­va au­di­ên­cia no ca­so de Khi­zar Hayat, cu­ja exe­cu­ção ha­via si­do mar­ca­da pa­ra 15 de Janeiro. Hayat foi di­ag­nos­ti­ca­do pe­la pri­mei­ra vez com es­qui­zo­fre­nia pe­las au­to­ri­da­des pri­si­o­nais e um con­se­lho mé­di­co de­sig­na­do pe­lo tri­bu­nal em 2008 e em 2015.

O juiz dis­se no sá­ba­do que o ca­so de Hayat era uma ques­tão de di­rei­tos hu­ma­nos. Um pe­di­do da mãe de Hayat se­rá ana­li­sa­do ho­je por dois juí­zes. A Or­ga­ni­za­ção NãoGo­ver­na­men­tal Jus­ti­ce Pro­ject Pa­kis­tan, que tem fei­to cam­pa­nha con­tra a sen­ten­ça de mor­te, sau­dou a de­ci­são do Tri­bu­nal Su­pre­mo.

DI­PLO­MA­CIA IRÃO PROTESTA CON­TRA CON­FE­RÊN­CIA SO­BRE MÉ­DIO ORI­EN­TE EM VARSÓVIA

O Mi­nis­té­rio dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros do Irão con­vo­cou on­tem o en­car­re­ga­do de ne­gó­ci­os da Po­ló­nia em Te­e­rão pa­ra ex­pres­sar o pro­tes­to pe­la re­a­li­za­ção em Varsóvia de uma con­fe­rên­cia so­bre o Mé­dio Ori­en­te que con­si­de­ra hos­til ao país. Em co­mu­ni­ca­do, ci­ta­do pe­la agên­cia de no­tí­ci­as Efe, o Go­ver­no do Irão mos­tra-se de­sa­gra­da­do com a co­o­pe­ra­ção en­tre a Po­ló­nia e os Es­ta­dos Uni­dos na or­ga­ni­za­ção des­ta reu­nião. “É um mo­vi­men­to hos­til dos Es­ta­dos Uni­dos con­tra a Re­pú­bli­ca Is­lâ­mi­ca e es­pe­ra­se que a Po­ló­nia se abs­te­nha de co­la­bo­rar com os Es­ta­dos Uni­dos na ce­le­bra­ção de uma con­fe­rên­cia des­te ti­po”, re­fe­re uma no­ta on­tem di­vul­ga­da. Te­e­rão avi­sou ain­da que po­de­rá adop­tar “me­di­das de re­pre­sá­lia” con­tra a Po­ló­nia. Por seu la­do, o en­car­re­ga­do de ne­gó­ci­os po­la­co, Woj­ci­e­ch Unolt, ex­pli­cou que a con­fe­rên­cia não é con­tra o Irão e que a pos­tu­ra ofi­ci­al da Po­ló­nia é di­fe­ren­te da ex­pres­sa­da re­cen­te­men­te por res­pon­sá­veis dos Es­ta­dos Uni­dos.

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.