Jornal de Angola

Jordânia acolhe nova ronda de negociaçõe­s

-

O Governo da Jordânia anunciou ontem uma segunda ronda de negociaçõe­s de paz entre o Governo do Iémen e os rebeldes Huthis na próxima quarta-feira, em Amã.

Em comunicado, citado pela agência Efe, o Ministério dos Negócios Estrangeir­os jordaniano anunciou o arranque da ronda de contactos, um mês depois das conversaçõ­es na Suécia.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os jordaniano, Ayman Safadi, disse na quinta-feira passada que o Governo havia recebido um pedido do enviado da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, para a realização de uma reunião em Amã.

A primeira ronda de negociaçõe­s entre o Governo e os rebeldes Huthis foi realizada na Suécia no mês passado com o objectivo de acabar com a guerra civil iniciada no final de 2014.

Nos últimos dias, aumentaram as tensões entre os dois lados com as violações do cessar-fogo, na cidade de Hodeida, negociado na Suécia e que entrou em vigor em 18 de Dezembro, e com as hostilidad­es na semana passada.

Na quarta-feira, o emissário da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, pediu às partes envolvidas na guerra “progressos substancia­is” antes de ocorrer uma nova ronda de discussões.

Na última quinta-feira, os rebeldes atacaram uma parada militar com um drone carregado de explosivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola