Jor­dâ­nia aco­lhe no­va ron­da de ne­go­ci­a­ções

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Go­ver­no da Jor­dâ­nia anun­ci­ou on­tem uma se­gun­da ron­da de ne­go­ci­a­ções de paz en­tre o Go­ver­no do Iémen e os re­bel­des Huthis na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, em Amã.

Em co­mu­ni­ca­do, ci­ta­do pe­la agên­cia Efe, o Mi­nis­té­rio dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros jor­da­ni­a­no anun­ci­ou o ar­ran­que da ron­da de con­tac­tos, um mês de­pois das con­ver­sa­ções na Sué­cia.

O mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros jor­da­ni­a­no, Ay­man Sa­fa­di, dis­se na quin­ta-fei­ra pas­sa­da que o Go­ver­no ha­via re­ce­bi­do um pe­di­do do en­vi­a­do da ONU pa­ra o Iémen, Mar­tin Grif­fiths, pa­ra a re­a­li­za­ção de uma reu­nião em Amã.

A pri­mei­ra ron­da de ne­go­ci­a­ções en­tre o Go­ver­no e os re­bel­des Huthis foi re­a­li­za­da na Sué­cia no mês pas­sa­do com o ob­jec­ti­vo de aca­bar com a guer­ra ci­vil ini­ci­a­da no fi­nal de 2014.

Nos úl­ti­mos dias, au­men­ta­ram as ten­sões en­tre os dois la­dos com as vi­o­la­ções do ces­sar-fo­go, na ci­da­de de Ho­dei­da, ne­go­ci­a­do na Sué­cia e que en­trou em vi­gor em 18 de De­zem­bro, e com as hos­ti­li­da­des na se­ma­na pas­sa­da.

Na quar­ta-fei­ra, o emis­sá­rio da ONU pa­ra o Iémen, Mar­tin Grif­fiths, pe­diu às par­tes en­vol­vi­das na guer­ra “pro­gres­sos subs­tan­ci­ais” an­tes de ocor­rer uma no­va ron­da de dis­cus­sões.

Na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, os re­bel­des ata­ca­ram uma pa­ra­da mi­li­tar com um dro­ne car­re­ga­do de ex­plo­si­vos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.