Cen­tro de Apoio à Pes­ca é con­cluí­do em Abril

Jornal de Angola - - REGIÕES - Mai­mo­na Ar­tur | Ca­xi­to

Os tra­ba­lhos de con­clu­são do Cen­tro de Apoio à Pes­ca Ar­te­sa­nal (CA­PA), que ini­ci­a­ram em 2014, na lo­ca­li­da­de do Yem­be, pro­vín­cia do Bengo, vão ter­mi­nar em Abril, as­se­gu­rou a mi­nis­tra das Pes­cas e do Mar, Ma­ria Bap­tis­ta.

A mi­nis­tra, que pres­tou a in­for­ma­ção à im­pren­sa du­ran­te uma vi­si­ta ao mu­ni­cí­pio do Am­briz, dis­se que o em­pre­en­di­men­to vai con­tri­buir pa­ra a me­lho­ria da ac­ti­vi­da­de pis­ca­tó­ria na pro­vín­cia do Bengo, par­ti­cu­lar­men­te no que to­ca ao pro­ces­sa­men­to do pes­ca­do.

Ma­ria Bap­tis­ta fri­sou que o cen­tro con­ta­rá com áreas de pro­ces­sa­men­to do pes­ca­do, se­ca­gem de pei­xe, sal­ga e se­ca, fá­bri­ca de ge­lo, câ­ma­ras fri­go­rí­fi­cas, um pos­to de abas­te­ci­men­to de com­bus­tí­vel e uma área pa­ra o re­a­pro­vei­ta­men­to dos re­sí­du­os.

“Já re­ce­be­mos ga­ran­ti­as da go­ver­na­do­ra da pro­vín­cia do Bengo de que se­re­mos con­tem­pla­dos com ener­gia eléc­tri­ca da re­de que vai abran­ger to­do o mu­ni­cí­pio do Am­briz”, afir­mou a go­ver­nan­te,adi­an­tan­do que a ques­tão fi­nan­cei­ra do pro­jec­to es­tá re­sol­vi­da, e “em Abril se­rá en­tre­gue a obra, cu­ja exe­cu­ção fí­si­ca ron­da já os 76 por cen­to”.

Por seu tur­no, a go­ver­na­do­ra do Bengo, Ma­ra Qui­o­sa, dis­se que a via de aces­so ao cen­tro do Yem­be vai ser me­lho­ra­da, e outras in­fra-es­tru­tu­ras que po­de­rão con­tri­buir pa­ra o bom fun­ci­o­na­men­to do Cen­tro de Pes­ca ar­te­se­nal tam­bém vão ser re­a­bi­li­ta­das.

“A im­ple­men­ta­ção de pro­jec­tos es­tru­tu­ran­tes, co­mo é o ca­so do for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca, que já es­tá em cur­so no mu­ni­cí­pio do Am­briz, vai per­mi­tir atrac­ção de mais in­ves­ti­men­tos e ala­van­car o sec­tor das Pes­cas na cir­cuns­cri­ção e a ga­ran­tia de mais pos­tos de tra­ba­lho”, dis­se Ma­ra Qui­sa.

O pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção dos Pes­ca­do­res do Am­briz, Go­mes Bo­ma , re­fe­riu que os as­so­ci­a­dos da ins­ti­tui­ção que di­ri­ge en­fren­tam di­fi­cul­da­des pa­ra a aqui­si­ção de mei­os pa­ra de­sem­pe­nha­rem a ac­ti­vi­da­de.

MAIOMONA AR­TUR | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Obras do Cen­tro de Apoio à Pes­ca es­tão em bom an­da­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.