Jornal de Angola

Fraca educação ambiental contribui para a proliferaç­ão do lixo plástico

Associação Cristã Crescer Angola apresenta fórmulas para evitar amontoados de lixo plástico no país para ajudar a evitar danos incalculáv­eis ao ambiente

- Domingos Mucuta | Lubango

A fraca educação ambiental da população na província da Huíla é uma das principais razões para o depósito desregrado de lixo plástico em locais impróprios, e consequent­emente a degradação do ambiente e da imagem das cidades, afirmou, ontem, no Lubango, o director da Associação Cristã Crescer Angola (ACCA).

Moisés Monteiro, que falava durante o lançamento do projecto de “Combate ao Lixo Plástico” na província da Huíla, disse que a população tem de ser educada a preservar o ambiente, através de campanhas de sensibiliz­ação.

“Temos de encontrar mecanismos eficazes para evitar amontoados de resíduos sólidos na cidade”, disse o responsáve­l.

O director da Associação Cristã Crescer Angola defende a realização sistemátic­a de campanhas de sensibiliz­ação e de educação “para a elevação da consciênci­a ambiental dos cidadãos, no sentido de se prestar mais atenção às questões de protecção e de conservaçã­o do ambiente”.

O Projecto de Combate ao Lixo Plástico visa, essencialm­ente, inverter o quadro actual do ambiente através de campanhas de sensibiliz­ação e actividade­s de reciclagem manual de plástico, para mostrar à sociedade o processo de reaproveit­amento dos materiais de plástico, transforma­dos em utensílios decorativo­s.

Exposição

Representa­ntes da associação cristã das províncias de Benguela e da Huíla participar­am numa exposição, na praça pública adjacente a Universida­de Mandume ya Ndemofayo, onde apresentar­am materiais como cestos, pastas, vasos, portachave­s, estojos de lápis e de esferográf­icas, anéis, reflectore­s , quadros, bases, pulseiras e outros cascões de plástico.

Os expositore­s da associação apresentar­am ao público várias fórmulas para diminuição do excesso de lixo e consequent­emente dos danos irreversív­eis no clima e no ar. “As cidades estão desfigurad­as por causa da enorme quantidade de lixo plástico depositado em sítios inadequado­s. O plástico prejudica sobremanei­ra o ecossistem­a, desfigura cidades e provoca danos incalculáv­eis”, realçou Moisés Monteiro.

“É por esta razão”, prosseguiu o responsáve­l, “que a associação que dirijo está a sensibiliz­ar a sociedade huilana para aumentar a consciênci­a ambiental e alertar sobre os perigos do lixo plástico. Membros da associação estão a distribuir cartilhas com mensagens informativ­as sobre os danos que este tipo de lixo provoca ao ser humano, animais e às plantas”.

Para o responsáve­l, o processo de combate à proliferaç­ão do lixo plástico em Angola “é ainda muito fraco por falta de medidas concretas”, por isso tem de se aumentar os preços dos materiais de plástico que são utilizados no mercado nacional, para desencoraj­ar o seu uso irracional.

A Associação Cristã Crescer Angola (ACCA) é uma associação juvenil sem fins lucrativos, fundada a 22 de Fevereiro de 2003, com o objectivo de cooperar com o Executivo na promoção do desenvolvi­mento comunitári­o e educar as populações sobre a protecção e preservaçã­o do ambiente. Desde a sua fundação realiza actividade­s viradas à educação ambiental.

“As cidades estão desfigurad­as por causa da enorme quantidade de lixo plástico depositado em sítios inadequado­s. O plástico prejudica sobremanei­ra o ecossistem­a, desfigura cidades e provoca danos incalculáv­eis”

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Exposição de produtos à base de plásticos na cidade do Lubango juntou jovens das províncias da Huíla e de Benguela
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Exposição de produtos à base de plásticos na cidade do Lubango juntou jovens das províncias da Huíla e de Benguela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola