Jor­na­lis­ta acu­sa­do de des­vi­ar fun­dos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A re­vis­ta ale­mã Der Spi­e­gel anun­ci­ou que vai avan­çar com uma quei­xa-cri­me con­tra Cla­as Re­lo­tius, o pre­mi­a­do re­pór­ter ger­mâ­ni­co caí­do em des­gra­ça de­pois de a pu­bli­ca­ção ter re­ve­la­do que fal­si­fi­cou vá­ri­os tra­ba­lhos jor­na­lís­ti­cos.

Se­gun­do o jor­nal por­tu­guês “Pú­bli­co”, a quei­xa re­la­ci­o­na­se con­cre­ta­men­te com a sus­pei­ta de que o jor­na­lis­ta, de 33 anos, or­ga­ni­zou uma fal­sa re­co­lha de fun­dos pa­ra cri­an­ças sí­ri­as que, na ver­da­de, te­ria co­mo des­ti­no a pró­pria con­ta ban­cá­ria. Na ori­gem da apa­ren­te bur­la es­tá uma das re­por­ta­gens pre­mi­a­das de Re­lo­tius, cu­ja ve­ra­ci­da­de é ago­ra pos­ta em cau­sa – um tra­ba­lho pu­bli­ca­do em 2016 so­bre du­as cri­an­ças sí­ri­as ór­fãs re­fu­gi­a­das na Tur­quia, so­bre o qual re­ca­em inú­me­ras dú­vi­das.

Leitores da re­vis­ta ale­mã con­tac­ta­ram Re­lo­tius pa­ra per­gun­tar co­mo po­de­ri­am en­vi­ar do­na­ti­vos pa­ra aju­dar os jo­vens re­fu­gi­a­dos.

É ain­da acu­sa­do de ter di­to que aju­dou es­tas du­as cri­an­ças a se­rem adop­ta­das na Ale­ma­nha – o que é des­men­ti­do pe­lo fo­tó­gra­fo tur­co que tra­ba­lhou com ele em 2016, que diz que, pe­lo me­nos, uma de­las con­ti­nua a vi­ver na Tur­quia. O ca­so es­tá a aba­lar a im­pren­sa ale­mã e a re­pu­ta­ção da pu­bli­ca­ção, que já pe­diu des­cul­pa aos leitores.

DR

Cla­as Re­lo­tius te­rá or­ga­ni­za­do fal­sa re­co­lha de fun­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.