Jornal de Angola

Projecto “Poeira no Espaço” junta gerações talentosas

-

Poeta José Luís Mendonça declama quinta-feira no Camões A primeira edição do projecto literário denominado “Poeira no Espaço” realizase quinta-feira, às 18h30, no auditório Pepetela, no Camões - Centro Cultural Português, na Baixa da Cidade de Luanda.

A primeira edição tem como poetas residentes José Luís Mendonça (promotor da iniciativa),Amélia Dalomba, Lopito Feijóo, António Gonçalves, Cristóvão Neto e Conceição Cristóvão. Como convidados, da nova geração de talentos, foram selecciona­dos para a estreia do projecto o músico, compositor e poeta Bona Saka e a artista de spoken word, Elizângela Rita.

O escritor e poeta José Luís Mendonça, promotor da iniciativa, citado num comunicado de imprensa do Camões, refere que o recital “Poeira no Espaço” é um projecto literário humanista e que visa alertar para os perigos do aqueciment­o global, numa viagem interplane­tária de salvaguard­a da espécie. “Em cada edição, cada um dos poetas, para além de outra poesia, devem declamar um poema dedicado ao ambiente e ao lugar que ocupamos no Universo (ou Multiverso)”, lê-se no comunicado, a propósito do recital que tem como premícia homenagear as grandes figuras da história contemporâ­nea que serviram a causa do ambiente, entre elas a queniana Wangari Maathai, conhecida por “a mãe das árvores” e “Mama Miti”.

Falecida em 2011, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2004, pela defesa do meio ambiente e da democracia. Sob a égide da defesa do ambiente, foi responsáve­l pelo refloresta­mento do Quénia e de mais 13 países africanos, em que foram plantadas 35 milhões de árvores.

O “Poeira no Espaço” vai igualmente homenagear Stephen Hawking, um dos mais prestigiad­os astrofísic­os britânicos, falecido em 2018, cujo foco central de investigaç­ão foi a preocupaçã­o com o futuro da Humanidade, face às alterações climáticas.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola