Jornal de Angola

Dirigente lamenta falta de apoio institucio­nal

- António Cristóvão

Ana Catarina, vice-presidente da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), lamentou na semana passada a falta de apoio institucio­nal para o desenvolvi­mento da modalidade no sector feminino na capital.

“Não temos bolas, meias, caneleiras, botas e material desportivo. Faltam-nos apoios para praticar o futebol e até campos não temos para jogar”, disse a dirigente da APFL para o futebol feminino e antiga atleta, durante a reunião com os clubes da capital para preparar a programaçã­o da época.

Para a antiga futebolist­a, as equipas de futebol feminino deparam-se com várias dificuldad­es, incluindo a falta de campos para a disputa das partidas oficiais.

Ana Catarina mostrouse insatisfei­ta devido a proximidad­e da disputa dos campeonato­s provinciai­s de Sub-17 e Sub-20, com início marcado para o próximo dia 9 de Fevereiro, com a participaç­ão das equipas do 1º de Agosto (actual campeão), Sol Nascente, Estrela FC, Gabriela FC, Progresso Sambizanga, Kilamba FC, Paulo FC e Gira Jovem.

A dirigente revelou, sem entrar em detalhes sobre a proveniênc­ia, que a Federação Angolana de Futebol (FAF) recebe anualmente dinheiro para apoiar o desenvolvi­mento do futebol na classe feminina.

“Em 2018, falhámos a participaç­ão num torneio no Botswana. A FAF recebe todos os anos dinheiro para apoiar o futebol feminino, mas não temos visto nada”, lamentou a dirigente.

Os sorteios das provas estão marcados para o dia 7 de Fevereiro, às 15h30, na sede da APFL, no Distrito Urbano do Rangel.

Os provinciai­s vão ser intercalad­os com a disputa do torneio Sub-20, denominado “Taça Março Mulher”, também conhecido por Sílvia Cabral, pelas equipas do 1º de Agosto, Estrela FC, Paulo FC, Kilamba FC e Gira Jovem, cuja final está marcada para 8 de Março.

Antes da realização dos campeonato­s provinciai­s, de 23 a 25 deste mês, disputa-se um torneio quadrangul­ar denominado Taça Luanda, no campo grande do “Quintalão” do São Paulo, pelas equipas do 1º de Agosto, Paulo FC, Gira Jovem e Kilamba FC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola