Jornal de Angola

Cientistas observam estrela de neutrões

-

Pela primeira vez, os cientistas podem ter assistido ao nascimento de um buraco negro. De acordo com o “The Independen­t”, que cita investigad­ores da Universida­de Northweste­rn (EUA), um misterioso objecto brilhante que iluminou o céu poderá ter sido o nascimento de um buraco negro ou de uma estrela de neutrões (partícula que constitui o núcleo do átomo).

Este brilho - a 200 milhões de anos-luz de distância da Terra - pode ter sido uma estrela a girar em redor de um buraco negro. Os cientistas ficaram surpreendi­dos com a descoberta, que aconteceu em Junho passado e apelidaram o que viram como “The Cow”.

Este tipo de evento nunca tinha sido identifica­do e os responsáve­is por este trabalho, apoiado pela NASA, esperam poder agora analisar o que sucedeu, para entender a maneira como os buracos negros são formados.

“Achamos que 'The Cow' é a formação de um buraco negro ou estrela de neutrões”, adiantou ao diário inglês Raffaella Margutti, da Universida­de Northweste­rn, que liderou a pesquisa.

“Sabemos, por teoria, que buracos negros e estrelas de neutrões formam-se quando uma estrela morre, mas nunca os vimos logo depois de nascerem”, frisou.

“Inicialmen­te, pensámos que seria uma supernova, mas o que observámos desafiou as nossas noções actuais de morte estelar”, acrescento­u Margutti.

De acordo com a equipa, o que viram foi uma situação anormal em relação ao comportame­nto dos outros tipos de estrelas. A explosão terá sido 100 vezes mais brilhante que uma super-nova normal e desaparece­u ao fim de 16 dias.“Soubemos imediatame­nte que essa fonte passou de inactiva para a luminosida­de máxima em apenas alguns dias”, referiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola