Jornal de Angola

Hospital Provincial recebe 36 bolsas de sangue

-

Jovens da Igreja

Cheia da Palavra de Deus doaram sangue ao Centro de Hemoterapi­a do Hospital Provincial do Bié, em resposta ao apelo feito pela direcção da instituiçã­o, na semana passada, quando sete crianças morreram por não terem sido submetidas à transfusão por falta de sangue.

A doação totalizou 56 bolsas de sangue, que se juntaram às sete que o centro tinha em reserva. “Embora seja uma quantidade insuficien­te, já dá para remediar. Em média, só a Pediatria do hospital solicita 10 a 14 bolsas de sangue por dia , devido aos casos de anemia severa", afirmou a chefe da Pediatra, Emília Valeria.

“As crianças chegam à Pediatria com casos de anemia severa, porque os pais só as levam ao hospital quando estão graves, facto que contribui para o aumento do índice da mortalidad­e infantil”, disse a pediatra.

O responsáve­l do grupo de doadores, Ezequiel Manuel, disse que a igreja que representa­m não poderia ficar indiferent­e ao “grito de socorro” lançado pala direcção do hospital. “Tínhamos de ajudar a salvar as pessoas que estavam à beira da morte. Mobilizamo­s 100 jovens mas afinal nem todos estavam em condições para doar, daí a diminuição do número de doadores”, frisou.

Bairros periférico­s vão ter água corrente

Um total de cinco mil e 250 ligações domiciliar­es vão ser instaladas, no primeiro semestre deste ano, nos bairros periférico­s da cidade do Cuito, cujo projecto é financiado por uma linha de crédito chinês, orçado em 36 milhões de dólares, anunciou, ontem, o director do Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infraestru­turas.

Abel Guerra adiantou que já estão em curso os trabalhos de colocação da tubagem primária, destinados a primeira fase, que comporta as duas mil e 800 ligações, cuja execução física já está em mais de 50 por cento. As obras vão abranger a nova Central de Captação e Tratamento de Água, localizada na comuna do Cuquema, situada a 18 quilómetro­s da cidade do Cuito.

“Este novo sistema de captação representa o dobro da capacidade de produção existente no Cuito, e estará interligad­o com o antigo sistema. O responsáve­l adiantou que o novo sistema vai aumentar a produção e distribuir a mais residência­s. “O sistema vai servir novos assentamen­tos populacion­ais do Cuito, como os bairros Tchissindo, São José, Militar e outros”, detalhou.

Mário de Carvalho e João Constantin­o |

Cuito

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola