Jornal de Angola

Responsáve­is estão presos por peculato

-

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC)no Uíge deteve ontem o secretário do Governo local, Leandro Bongo Kiala, e o chefe de gabinete do governador provincial, Yamba Mateus, que estão indiciados pelos crimes de peculato e abuso de poder. Foram ainda detidos ontem por peculato a ex-administra­dora municipal da Baía-Farta Maria João, e o actual administra­dor adjunto, Leonardo Jonatão.

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) deteve, na terça-feira, o director do gabinete do governador provincial do Uíge, Jaime Yamba, e o secretário-geral do Governo local, Leonardo Bongo, por suposto envolvimen­to em crimes de peculato e falsificaç­ão de documentos.

Uma fonte do SIC afirmou ao Jornal de Angola que os dois elementos são presentes amanhã ao Ministério Público para os primeiros interrogat­órios. Depois de serem ouvidos, os acusados conhecerão as medidas de coação que lhes serão aplicadas.

Jaime Yamba e Leonardo Bongo, nos cargos há menos de dois anos, são acusados de desviarem dinheiros que se destinavam a despesas correntes do Governo Provincial do Uíge. Há dez dias, foram detidos a ex-administra­dora municipal do Songo, Adelina Figueiredo Alexandre Pinto, acusada na prática dos crimes de peculato e falsificaç­ão de documentos durante o mandato e o então delegado provincial da Justiça, pelos mesmos crimes.

Detenções em Benguela

Ainda na terça-feira, foram detidos em Benguela a exadminist­radora municipal da Baía Farta, Maria João, acusada do crime de peculato. Segundo a Angop, a ex-administra­dora é ainda acusada de corrupção e associação de malfeitore­s.

Ontem foi também detido o administra­dor municipal adjunto da Baía-Farta, Leonardo Jonatão, arrolado no mesmo processo. Leonardo Jonatão era o secretário­geral da administra­ção municipal no consulado de Maria João.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dinheiro para as despesas do Governo Provincial do Uíge foi desviado por dois funcionári­os
EDIÇÕES NOVEMBRO Dinheiro para as despesas do Governo Provincial do Uíge foi desviado por dois funcionári­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola