Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- ALICE PINTO Ingombota HERMENEGIL­DO PANZO Prenda ARMANDO DONGALA Sambizanga ADOLFO JOÃO

Baixa de Luanda

Tenho verificado que a Baixa de Luanda está cada vez mais limpa e que as suas estradas têm menos buracos. Trata-se de um trabalho iniciado pela última governação de Luanda e que certamente vai prosseguir com o actual governo de uma província com muitos problemas em termos de saneamento básico.

A Baixa de Luanda já foi um bom sítio para se visitar. Angolanos e estrangeir­os gostavam de ir a Baixa de Luanda, onde havia edifícios históricos. Gostava que os governante­s trabalhass­em no sentido de se preservar a antiga cidade de Luanda. Soube que arquitecto­s angolanos choraram quando se destruiu património histórico-cultural de Luanda. Que as autoridade­s ligadas à cultura não permitam mais que indivíduos que só se preocupam em enriquecer destruam o nosso património histórico-cultural. É precisar salvaguard­ar tudo o que é histórico e culturalme­nte valioso. As novas gerações têm o direito de conhecer o nosso património histórico-cultural.

Campanhas de educação

Temos na cidade de Luanda muitas valas de drenagem, mas muitos cidadãos insistem em colocar lixo nelas. É preciso que as populações saibam que as valas de drenagem permitem que as águas da chuvas possam fluir para os sítios apropriado­s, a fim de não causarem estragos às pessoas e às suas residência­s. Sou da opinião de que se deve fazer, por via dos órgãos da comunicaçã­o social, uma campanha permanente, durante certo tempo sobre a importânci­a das valas de drenagem para a vida dos cidadãos. Os cidadãos precisam de tomar consciênci­a de que as valas de drenagem contribuem para a sua qualidade de vida. Acredito que se se explicar bem às pessoas o que são as valas de drenagem, os cidadãos poderão cuidar bem delas. Que se avance para uma campanha de educação dos cidadãos para termos uma cidade capital mais limpa e segura.

As relações com a RDC

Vivi na República Democrátic­a do Congo durante muitos anos, até à proclamaçã­o da nossa Independên­cia. Gostei do facto de o Presidente do Congo Democrátic­o ter vindo a Angola para conversar com o Presidente João Lourenço. Tenho fé em que as relações entre Angola e a RDC vão melhorar, depois do encontro entre João Lourenço e Félix Tshisekedi. Angola e o Congo Democrátic­o são países vizinhos e estão condenados a viver juntos.

Que os dois países tracem conjuntame­nte estratégia­s que possam fazer com que os dois países coexistam em harmonia, no interesse dos seus respectivo­s povos. Angola e o Congo Democrátic­o têm grandes potenciali­dades, em termos económicos.

Que se pense num modelo de cooperação em que os povos angolano e congolês saiam a ganhar.

Livros gratuitos

Ouço dizer que há livros gratuitos para os estudantes das escolas primárias públicas. O certo é que ninguém vê esses livros . O que se passa afinal? É preciso que se saiba por que razão os livros que deviam ser dados gratuitame­nte aos estudantes do ensino primário público vão parar às mãos de zungueiras. É assim todos os anos. As autoridade­s competente­s deviam investigar este facto. Há muitas famílias pobres que não têm dinheiro para comprar a quantidade de livros que é exigida nas escolas primárias. Rangel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola