Jornal de Angola

Trump anuncia nova cimeira

-

No discurso ontem, do Estado da União, o Presidente norte-americano, Donald Trump, falou de imigração, deixou alerta em relação às investigaç­ões contra si e anunciou nova cimeira com a Coreia do Norte.

“O Presidente Trump teve anos para unir este país, mas em vez disso escolheu dividir o país em todas as linhas que possa imaginar”, disse a senadora Kirsten Gillibrand, uma das democratas que já lançou a sua campanha para as presidenci­ais de 2020, numa reacção ao discurso do Estado da União do Presidente norteameri­cano. Trump começou por pedir que democratas e republican­os trabalhem em conjunto, mas depois acabou por falar no muro com o México.

A resposta oficial democrata ao discurso de Trump esteve a cargo de Stacey Abrams, que quase se tornou na primeira governador­a afroameric­ana, mas a meio do mandato presidenci­al, quando já mais de uma dezena de democratas anunciaram a sua intenção de concorrer às eleições de 2020, nenhum dos potenciais candidatos quis ficar de fora. A maioria usou o Twitter para reagir às palavras do Presidente.

“É preciso mais do que um aceno à união no início de um discurso para unir o nosso país. O nosso Presidente passou os últimos dois anos a tentar dividir-nos. As acções falam mais alto do que as palavras”, afirmou o senador Cory Booker, que anunciou a sua candidatur­a na passada sexta-feira.

“Serão precisos dias para fazer a verificaçã­o dos factos de todas as deturpaçõe­s que Trump fez durante o Estado da União”, escreveu no Twitter Nancy Pelosi, a líder da Câmara dos Representa­ntes, após ouvir Trump.

“Em vez de incitar o medo e criar uma crise na fronteira, o Presidente devia compromete­r-se em assinar a lei bipartidár­ia para manter o Governo aberto e garantir soluções de segurança fronteiriç­a fortes e inteligent­es”,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola