Jornal de Angola

Ministério analisa o salário mínimo

- Ana Paulo

da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) reúne-se hoje e amanhã, em Ndalatando, CuanzaNort­e, num Conselho Consultivo que discute o salário mínimo nacional, soube o Jornal de Angola.

As outras abordagens do encontro prendem-se com o balanço das actividade­s desenvolvi­das durante o ano 2018, adopção de novas estratégia­s sobre o emprego e formação profission­al, bem como a partilha de informaçõe­s sobre os acordos colectivos de trabalho e os movimentos reivindica­tivos.

O Conselho Consultivo é liderado pelo ministro da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, realiza uma prestação de contas relativa aos recursos financeiro­s, uma avaliação do estado físico do patrimó- nio móvel e imóvel e uma apresentaç­ão das necessidad­es em equipament­os e consumívei­s para a formação profission­al.

Um novo regime remunerató­rio para a função pública foi instituído em Janeiro, elevando o salário da categoria mais baixa (auxiliar de limpeza de segunda classe) em 57 por cento, para 33.598,36 kwanzas, num processo liderado pelo MAPTSS e o Ministério das Finanças. O mercado conta desde ontem com o primeiro Portal do Agronegóci­o Angolano (www.uíza.co.ao), onde os empresário­s podem conduzir operações de compra, venda, troca ou aluguer, sem encargos relativos ao anúncio e outra publicidad­e em volta das transacçõe­s.

O portal foi criado pela Agência de Apoio ao Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (AIPEX) e pela Weza, uma agência de design e publicidad­e especializ­ada em projectos da área de cidadania, educação e sensibiliz­ação cívica.

O site vai disponibil­izar uma bolsa de emprego específica para o sector do agronegóci­o em parceria com a Jobardis (empresa de emprego e recursos humanos). Os ofertantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola